Topo
pesquisar

Ensinando escovar os dentes

Orientação Escolar

PUBLICIDADE

Fazer a higiene da boca do bebê é muito importante, pois através desse procedimento é que criará o hábito de manter a boca limpa para o resto de sua vida.

Quando ainda bebês os pais podem limpar as gengivas e em volta das bochechas com uma gaze enrolada nos dedos. Esses movimentos devem ser feitos de forma circular e bem suave, para não machucar a boca do pequeno.

Assim que aparecerem os primeiros dentinhos, a criança poderá fazer o uso de uma escova de dente, bem pequena e com as cerdas macias. Não terá dificuldades se tiver sido acostumada a esse tipo de higienização.

Os pais precisam participar desse momento, incentivando a criança, dando atenção necessária. O correto é deixá-la manusear a escova, experimentar a sensação de colocá-la na boca, mas depois da divertida brincadeira, devem pegar a escova e fazer a limpeza correta dos dentinhos de seu filho.


A escovação é importante desde a primeira infância

Conversar com os pequenos sobre a importância de se limpar os dentes é uma boa forma de explicar que existem bichinhos que comem o restinho da comida e alguns pedacinhos dos dentes também.

O exemplo dos pais serve ainda como um estímulo para que as crianças criem o hábito de escovar os dentes. Elas gostam de imitar as atitudes dos adultos e se comparam muito aos mesmos, imitando seus gestos, gostos e atitudes. Brincar com a criança, deixando-a escovar os dentes dos pais, também é uma forma atrativa de chamar-lhe atenção para a importância desse hábito.

Outro fator que deve ser considerado é de que as pastas de dente, bem como as escovas, devem ser adequadas para a faixa etária. Usar pastas de adulto pode afastar a criança da escovação, pois estas tem sabor mentolado, fortes, ardem a boca, além de conter uma grande quantidade de produtos que não são adequados para os pequenos. O certo é usar cremes dentais infantis e escovinhas, pois estes possuem atrativos para chamar a atenção dos infantes.

O importante é usar do bom senso e mostrar a importância desse ato para seus filhos o quanto antes.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Desenvolvendo Habilidades
Ajudando a criança com necessidades especiais a se desenvolver

Orientações para Pais - Orientação Escolar - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola