Topo
pesquisar

Montando um Juninário

Orientações

PUBLICIDADE

Com a proximidade do mês de junho, as escolas vão se preparando para a festa junina. Este trabalho não deve apenas ficar sob a responsabilidade de algumas pessoas, mas envolver todos os integrantes da escola.

Uma forma de enriquecer os conhecimentos dos alunos acerca dessa festividade é montar um juninário na sala de aula.

As crianças farão pesquisas sobre tudo que engloba uma festa junina e levarão o material para a sala de aula.

Orientados pelo professor, montarão um índice das informações obtidas, através da exposição do material pesquisado, onde farão o índice do juninário, ou seja, os assuntos que serão tratados no mesmo. Depois de montado o índice, passarão a montar as páginas que irão compor o material.

Os temas a serem abordados poderão ser: a história das festas juninas, a quadrilha, as roupas, as comidas típicas, as brincadeiras, os símbolos juninos, as simpatias, dentre outros.


Crianças em grupo discutindo temas para montar o juninário

É interessante que cada criança monte o seu trabalho e leve para casa, pois o resultado será um livro de muita qualidade.

Usando artefatos de artes, as crianças poderão fazer pinturas, colagens, desenhos, mosaicos, a fim de trabalhar e decorar os conceitos adquiridos.

A língua portuguesa poderá ser trabalhada através da escrita das músicas juninas, produção de texto sobre as tradições juninas, variando de acordo com os interesses do professor.

A matemática poderá ser trabalhada em aulas de culinária, onde executam algumas receitas típicas dessa festa.

Em geografia pode-se trabalhar as diversidades culturais de cada região.

Na educação física, trabalham-se os elementos motores, como equilíbrio, ritmo, compasso, cadência, musicalidade, enfim, tudo que estiver relacionado com os ensaios da quadrilha.

O envolvimento dos alunos será muito maior, pois terão conhecimentos prévios, adquiridos através das pesquisas e da montagem do juninário. Com certeza, dessa forma, o evento terá maior significado para os alunos e a formação cultural dos mesmos será acrescida de muitos valores.

Ao final, as crianças farão uma capa artística, decorada, para o juninário, que deverá ser entregue para seus familiares no dia da festa, podendo ser usado como decoração das mesas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
O Folclore na Abordagem Escolar
A prática do folclore infantil na escola

Orientações - Educador - Brasil Escola

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola