Carteira Nacional Docente: MEC anuncia solicitação do documento no Dia do Professor
Notícias
Professores interessados poderão solicitar a Carteira Nacional Docente a partir desta quinta-feira, 16 de outubro
Por Lucas AfonsoNeste Dia do Professor, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a abertura da solicitação da Carteira Nacional Docente para amanhã (16).
Essa carteira é direcionada a professores de todas as etapas e níveis de ensino, tanto de escolas públicas quanto de particulares. Ela servirá para identificação profissional, descontos em eventos culturais e benefícios do Mais Professores para o Brasil.
Para ter o documento basta que o professor tenha o CPF regular junto à Receita Federal e que esteja em exercício de docência em alguma instituição de ensino.
Confira também: Dia do Professor - Educadores ribeirinhos compartilham histórias
Como solicitar a Carteira Nacional Docente?
A Carteira Nacional do Professor pode ser solicitada a partir desta quinta-feira, 16 de outubro, por meio do site do Programa Mais Professores para o Brasil. Os professores devem se cadastrar utilizando os dados da conta gov.br, com número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.
As informações dos professores cadastrados serão verificadas a partir da base de dados do governo federal. Serão utilizados dados da Refeita Federal e o cadastro do Censo Escolar.
Os professores devem confirmar se os dados pessoais e de vínculos apresentados no sistema estão corretos. Caso alguma informação esteja incorreta será necessário entrar em contato com a instituição empregadora.
Será necessário informar endereço completo e contato (e-mail e telefone). Em seguida, fazer o upload de uma foto dentro dos critérios exigidos na página. O educador poderá visualizar como ficará sua carteira. Com os dados corretos, basta confirmar a emissão do documento. Após finalizar já será possível utilizar a verão digital.
Veja: Prova Nacional Docente, o Enem dos Professores
Crédito: Angelo Miguel / MEC.
Benefícios da Carteira Nacional Docente
A Carteira Nacional Docente possui benefícios para os educadores, tais como:
-
descontos em eventos culturais (cinema, teatro e shows);
-
cartão de crédito sem anuidade da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil;
-
desconto de 15% em diárias de hotéis.
O MEC está com prazo aberto até 30 de novembro para que empresas de todo o país sejam parceiras do projeto. O selo #TôComProf será exibido nos pontos de venda das empresas parceiras, indicando aos professores com a carteira que naquele espaço terá condições especiais.
Para participar, as empresas terão que ter abrangência nacional ou regional e regularidade com a administração pública. Elas podem ofertar serviços financeiros, comerciais de alimentação, cultura e lazer, higiene e limpeza, moradia, saúde, transporte, entre outros.
O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado, em geral. A parceria terá duração de 12 meses. As empresas serão listadas no site do Mais Professores.
Leia: MEC recebe inscrição para curso gratuito e online Mais Ensino Médio de atualização profissional
Por Lucas Afonso
Jornalista