Professores sem graduação na educação básica representam 12,5% dos educadores, segundo Anuário 2025
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Apesar da queda de forma geral, quase 20% dos profissionais que atuam na educação infantil continuam sem formação superior
Por Lucas AfonsoO Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 foi divulgado na última quinta-feira, 25 de setembro. Documento está em sua 12ª edição e foi produzido pela Todos pela Educação, Fundação Santillana e Editora Moderna.
Iniciativa apresenta dados e panorama da realidade educacional da educação básica em todas as regiões brasileiras, levando em consideração diversos fatores, tais como: infraestrutura, aprendizado, professores, tecnologia e equidade étnico-racial.
Segundo Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, o anuário é uma ferramenta importante para "gestores públicos, organizações da sociedade civil, jornalistas e todos que atual pela melhoria da educação no país".
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Formação dos professores da educação básica
Entre os anos de 2014 e 2024, houve uma queda de 23,8% para 12,5% no percentual de professores que atuam na educação básica e que não possuem nenhuma graduação. Especificamente na educação infantil, o quadro mostra que 19,4% dos educadores ainda não tem curso superior.
Quanto à formação adequada, que leva em consideração quando o profissional se formou em um grau de licenciatura/bacharelado e fez uma complementação pedagógica, houve um crescimento de 56,6% para 75,3% nos anos iniciais do ensino fundamental.
Crédito: Divulgação / Todos pela Educação.
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Renda dos professores da educação básica
Segundo o Anuário 2025, 68,5% das cidades brasileiras pagavam, pelo menos, o piso dos professores em 2023. Entre os estados com maior proporção neste aspecto, estão Ceará (98,1%) e Piauí (93,8%). Por outro lado, Espírito Santo (37%) e Roraima (33,3%) são os estados com mais municípios abaixo do piso do magistério.
A renda média dos professores da rede pública da educação básica em 2024 foi de R$ 5.481,01 em média.
Crédito: Divulgação / Todos pela Educação.
Confira na íntegra resultados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025.
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Por Lucas Afonso
Jornalista