Topo
pesquisar

Árvore de prata

Estratégias de ensino-aprendizagem

Colocando-se um fio de cobre no formato de uma árvore em uma solução de nitrato de prata, ocorre uma reação de oxirredução que forma uma árvore de prata.
PUBLICIDADE

Esta aula experimental serve para auxiliar o professor na explicação do conteúdo de reações de oxirredução ou reações de deslocamento (no caso de alunos do 1º ano). Visto que o resultado esperado demora para ser observado, o professor pode solicitar que os alunos o façam em uma de suas aulas, etiquetem corretamente os experimentos de cada grupo e mantenham-nos em local seguro para que ninguém os manuseie. Em uma aula posterior, eles poderão anotar os resultados e propor o que aconteceu.

Outro ponto importante a que o professor deve ficar bem atento é que nesse experimento é importante o uso constante de luvas por parte dos alunos, tendo em vista que eles trabalharão com nitrato de prata, que deixa manchas escuras na pele, difíceis de sair.

Mão com manchas escuras de nitrato de prata, 17 horas após o contato

Mão com manchas escuras de nitrato de prata, 17 horas após o contato.

Esta aula é bem interessante porque produz um efeito bonito que os alunos poderão usar até mesmo como objetos de decoração.

Para realizar esse experimento, você precisará de:

* Luvas de borracha;

* Água destilada (pode ser comprada em postos de gasolina ou em lojas de autopeças);

* 1 pote de vidro transparente (pode ser um vidro daqueles de maionese, azeitone e palmito. Se o laboratório da escola for bem equipado, o professor pode usar também, se desejar, uma placa de vidro);

* Nitrato de prata (AgNO3) (pode ser comprado em farmácias);

* Um fio de cobre de cerca de 50 cm (o tamanho do fio depende do desenho que o aluno fará);

* Álcool etílico 98,2 GL;

* Algodão;

* 1 colher de plástico para misturar (se tiver um bastão de vidro é melhor);

* 1 lixa para metais (encontrada em lojas de materiais de construção).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Procedimento experimental:

Antes de tudo coloque as luvas de borracha. Agora, despeje 200 mL de água destilada no pote e adicione 4 g de nitrato de prata, mexendo bem.

Lixe o fio de cobre e limpe-o com o algodão embebido no álcool. Enrole o fio no formato de um desenho que desejar, pode ser uma estrela, uma lua, uma flor, alguma palavra. Mas, na maioria dos casos, quem faz esse experimento desenha o formato de uma árvore.

Mergulhe o fio de cobre na solução de nitrato de prata. Se tiver dificuldade para manter o fio em pé, use um pedaço de massinha de modelar na base para fixar melhor ou então ele pode ficar pendurado por um barbante amarrado em um lápis ou palito.

Resultados e Discussão:

Depois de alguns dias, os alunos observarão que ao redor do fio de cobre formou-se um depósito de prata com aparência rugosa. Além disso, a solução de nitrato de prata inicial era incolor, mas ao se introduzir o fio de cobre nela, com o passar do tempo, ela fica azul.

Isso acontece porque o cobre metálico do fio (Cu0) sofre oxidação, transferindo elétrons para os cátions prata (Ag+) que estão presentes na solução. Esses cátions sofrem redução, ganhando os elétrons do cobre e transformando-se na prata metálica que se deposita no fio de cobre. Por outro lado, o cobre que perdeu os elétrons transforma-se nos cátions cobre (Cu+2) que vão para a solução, conferindo-lhe a cor azul.

Semirreação de oxidação: Cu0(s) → Cu2+(aq) + 2eE0RED = + 0,34 V

Semirreação de redução: 2 Ag+(aq) + 2e-→ 2 Ag0(s)  E0RED = + 0,80 V

Reação global: 2 Ag+(aq)+ Cu0(s)→ 2 Ag0(s)+ Cu2+(aq)

Observe que o potencial-padrão de redução da prata é maior que o do cobre e é por isso que o cobre se oxida.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Nesse experimento você precisará de nitrato de prata
Nesse experimento você precisará de nitrato de prata
A ferrugem sobre o prego se deve a uma reação de oxirredução do ferro com o oxigênio e água
Estratégias de ensino-aprendizagem Corrosão do ferro
O espelho de prata é a deposição da prata metálica nas paredes do recipiente
Estratégias de ensino-aprendizagem Fazendo um Espelho de Prata
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola