Whatsapp

Aula prática: restaurando objetos de Prata

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Como deixar objetos de prata brilhando?

Objetos de Prata tendem a se escurecer com o passar dos anos. É comum vermos objetos feitos com este elemento com aspecto de velho, sem brilho, características que dão ao produto final uma aparência nada apreciável. O pior é que utensílios de Prata não são nada baratos, e o cliente, diante do escurecimento do material, acha que foi enganado com a posse de uma prata falsa.

Mas não é nada disso, os átomos de prata (presentes no objeto) reagem com substâncias oxidantes como derivados do enxofre, por exemplo, que se fazem presente em alimentos e no ar atmosférico. A reação resulta na formação de uma película escura de sulfeto de prata (Ag2S).

Mas quem possui tais objetos em casa, encontra agora a solução: limpeza baseada em reações de oxirredução. Este é um conteúdo de Físico-Química, daí o porquê do assunto ser ideal para aplicação em sala de aula.

Você vai precisar de:

• Materiais de prata escurecidos;

• Recipiente de Alumínio;

• Solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3).

Procedimento:

1. Coloque o objeto de prata no recipiente de alumínio;

2. Adicione solução de bicarbonato de sódio até cobrir o objeto;

3. Aqueça o sistema se quiser obter o resultado mais rápido;

4. O resultado final será surpreendente: a prata ganhará brilho e aparência de nova.

Após realizar o procedimento é hora de apresentar uma explicação científica para o que aconteceu: o Alumínio do recipiente reage com a Prata formando cátion de alumínio, e então a prata se torna metálica e mostra novamente seu brilho.
A reação ocorre por oxirredução em razão da presença da Solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3), que torna o meio básico e eletrolítico.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Oxidação de moedas

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Clique neste link e tenha acesso a uma proposta de atividade experimental sobre a eletrólise da água. Apresentamos aqui todos os materiais e o procedimento necessário para garantir um melhor aprendizado dessa importante técnica eletrolítica, que é utilizada para a produção dos gases oxigênio e hidrogênio.
Confira aqui um experimento de química no qual é feita a eletrólise em meio aquoso do iodeto de potássio, resultando em um efeito muito bonito e bem distinto em cada um dos eletrodos.
Aprenda um experimento de química bem fácil em que apenas misturando soluções você conseguirá formar um espelho de prata metálica nas paredes de um recipiente.
Existem vários tipos de pilhas que você pode construir em casa ou na escola para observar a transferência de elétrons. Nesse texto, você entenderá como isso pode ser feito.
Construa com seus alunos uma pilha semelhante à pilha de Daniell que pode ajudar a consolidar os conceitos estudados em eletroquímica.
Aprenda a fazer o bonito experimento da árvore de prata para chamar a atenção dos alunos e fixar o conteúdo de oxirredução.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola