Objetos de Prata tendem a se escurecer com o passar dos anos. É comum vermos objetos feitos com este elemento com aspecto de velho, sem brilho, características que dão ao produto final uma aparência nada apreciável. O pior é que utensílios de Prata não são nada baratos, e o cliente, diante do escurecimento do material, acha que foi enganado com a posse de uma prata falsa.
Mas não é nada disso, os átomos de prata (presentes no objeto) reagem com substâncias oxidantes como derivados do enxofre, por exemplo, que se fazem presente em alimentos e no ar atmosférico. A reação resulta na formação de uma película escura de sulfeto de prata (Ag2S).
Mas quem possui tais objetos em casa, encontra agora a solução: limpeza baseada em reações de oxirredução. Este é um conteúdo de Físico-Química, daí o porquê do assunto ser ideal para aplicação em sala de aula.
Você vai precisar de:
• Materiais de prata escurecidos;
• Recipiente de Alumínio;
• Solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3).
Procedimento:
1. Coloque o objeto de prata no recipiente de alumínio;
2. Adicione solução de bicarbonato de sódio até cobrir o objeto;
3. Aqueça o sistema se quiser obter o resultado mais rápido;
4. O resultado final será surpreendente: a prata ganhará brilho e aparência de nova.
Após realizar o procedimento é hora de apresentar uma explicação científica para o que aconteceu: o Alumínio do recipiente reage com a Prata formando cátion de alumínio, e então a prata se torna metálica e mostra novamente seu brilho.
A reação ocorre por oxirredução em razão da presença da Solução de bicarbonato de sódio (NaHCO3), que torna o meio básico e eletrolítico.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)