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A Bomba de Hiroshima

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Observe na imagem (acima no centro) o formato de uma Rosa
Observe na imagem (acima no centro) o formato de uma Rosa

O lançamento da bomba de Hiroshima simbolizou, dentro da história, um dos episódios finais da Segunda Guerra Mundial. O Japão resistia copiosamente ao avanço norte-americano das mais variadas formas. Com o intuito de apressar a rendição japonesa e demonstrar ao mundo o poder bélico estadunidense, um bombardeiro B-29 lançou uma bomba atômica à base de urânio que explodiu a 580 metros de altitude de Hiroshima, no dia 06 de agosto de 1945, às 8 h e 15min. Oitenta mil pessoas morreram, as que sobreviveram a esse monstruoso ataque foram obrigadas a conviver com o caos e as terríveis sequelas da radiação nuclear. 

Dentro desse aniquilador contexto histórico, Vinicius de Moraes compôs o poema Rosa de Hiroshima, certamente como forma de denúncia social e como expressão da sua revolta pelos horrores causados na população de Hiroshima. O poema Rosa de Hiroshima foi musicado e interpretado por vários artistas, sendo um deles o cantor Ney Mato Grosso. O uso do poema em sala de aula é uma excelente estratégia de ensino e abordará aspectos da história sobre a Segunda Guerra Mundial e o lançamento da bomba de Hiroshima.

Sugiro também ao professor a leitura do texto Projeto: bomba atômica, a leitura do projeto propõe um trabalho multidisciplinar interessante que alcançará as disciplinas voltadas para as ciências humanas, sociais e exatas. 

Rosa de Hiroshima (Vinicius de Moraes)
Composição: Gerson Conrad

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas

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Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada

• Trabalhe o poema em formato musical e distribua a letra da música para cada aluno, dessa forma ele escutará a canção e acompanhará a letra, isso evitará que o seu aluno fique perdido ou disperso.
• Ajude-os a interpretar a música, mostrando a riqueza da composição e dos recursos estilísticos do autor.
• Mostre imagens do lançamento da bomba de Hiroshima.
• Distribua dicionários.
• Trabalhe a interpretação do poema de forma que os alunos compreendam o sentido denotativo e conotativo dos fragmentos poéticos.
• Peça aos seus alunos para associarem (verbalmente) a música poema com o lançamento da bomba de Hiroshima, questionando-os:  

1. O que significa o título do poema Rosa de Hiroshima?  
2. Vinicius, no poema, pede Pensem nas crianças, nas mulheres, nas feridas. O que ele quer dizer? 
3. Existe alguma relação entre as sequelas deixadas pela radiação e alguma parte do poema? Se sim, explique. 
4. O racismo teria contribuído para o lançamento das bombas sobre o Japão? 
5. O lançamento da bomba de Hiroshima representava o quê para os norte- americanos? 
6. O Japão suportaria uma invasão norte-americana massiva? Justifique. 
7. O lançamento da bomba foi uma demonstração de poder estadunidense?

Atenha-se para que os questionamentos não fiquem soltos e a aula desordenada. 
Depois de todo o debate, divida os alunos em dupla e peça uma pesquisa sobre como está Hiroshima hoje. A pesquisa será entregue em dia estipulado pelo professor e deverá constar toda referência bibliográfica usada.

Por Lilian Aguiar
Graduada em História

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