Uma maneira de introduzir o conteúdo sobre advérbios de frequência (Adverbs of Frequency) para os alunos é a seguinte:
Primeiro, comece perguntando para a turma com que frequência estudam, leem, tomam banho, escovam os dentes, assistem televisão, jogam video-game, conversam com os pais, etc. Aproveite as respostas, pois é uma maneira de conhecer ainda mais a turma!
Em seguida, desenhe uma reta e faça uma escala com os advérbios, onde a ponta da esquerda é never (0%) e a ponta da direita é always (100%). Assim:
•----------------------------------------------•----------------------------------------------------------•
0% seldom 50% often usually 100%
never rarely sometimes frequently generally always
Então, escreva no quadro aquelas mesmas ações das perguntas iniciais para que os alunos relacione-as com os advérbios correspondentes, tendo por base a referência acima. Só que desta vez, a língua utilizada será o inglês, é claro! Aproveite e use a pergunta How often do you?.Exemplos:
Ações: How often do you...? |
Respostas prováveis: |
a) Watch TV |
Often; frequently, usually, sometimes |
b) Brush my teeth |
Always; generally |
c) Read a book |
Seldom, rarely, sometimes, usually |
b) Sleep at 11 a.m. |
Never, rarely, sometimes |
c) Yell at my mother |
Sometimes, seldom, never |
Agora, solicite que os alunos transformem as informações no quadro em frases. Não se esqueça de explicar para a turma sobre a posição dos advérbios: Sometimes I watch TV; I always brush my teeth; I often read a book; I never yell at my mother and sleep at 11 a.m.
Para finalizar, corrija a atividade com os alunos e pergunte a eles, por exemplo, porque a frequência com que assistem televisão é maior do que a que leem livros.
Mais uma oportunidade de conhecer melhor os meninos!
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português e Inglês
Equipe Brasil Escola