Um bom método para o professor explicar inúmeros fenômenos concernentes à Geografia é o uso de animações. Sabemos que os alunos, ao visualizarem determinados fenômenos, conseguem compreendê-los melhor, além de facilitar a sua capacidade de imaginação. Assim, dependendo do assunto e da qualidade das animações, temas aparentemente complexos podem tornar-se muito simples para os alunos.
Através do uso de um projetor de imagens em sala de aula – ou levando os alunos para o Laboratório de Informática da escola –, o professor poderá explicar os movimentos da Terra. Nele, os movimentos de rotação e translação, bem como suas características e consequências, são didaticamente explicados.
Reprodução da imagem da animação. Ela deve aparecer em sua tela desta forma
Podemos dividir a animação em três fases principais, conforme explicaremos melhor a seguir. O professor deve utilizá-las para ir esclarecendo cada um dos movimentos da Terra, clicando em “avançar” assim que cada explanação for concluída.
1ª parte – rotação: em um primeiro momento, a animação explica o movimento de rotação terrestre, didaticamente separado dos demais movimentos. Enquanto a terra gira, uma imagem ao lado vai demonstrando a principal consequência desse fenômeno, que é a ocorrência dos dias e das noites.
2ª parte – translação: após o movimento de rotação, é hora de compreender o movimento de translação. O professor não deve se esquecer de mencionar que esses movimentos sempre ocorrem ao mesmo tempo. Primeiro, observa-se um texto explicando a velocidade (30km/s) e o tempo de duração desse movimento (365 dias e 6 horas, aproximadamente). Ao clicar no planeta Terra, o professor pode ir demonstrando a principal consequência da translação: os solstícios e equinócios, bem como as estações do ano.
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3ª parte – simulador: essa, sem dúvidas, é a melhor parte da animação, pois ela cumpre uma dupla função. Ela verifica se os alunos compreenderam a matéria, através de perguntas sobre a inclinação da Terra, a direção dos movimentos e a velocidade de translação e rotação. Além disso, ela nos ajuda a imaginar algumas situações hipotéticas. Assim, o mais interessante é justamente “errar” as respostas, pois o arquivo demonstra como seria o planeta caso as características de seus movimentos fossem diferentes.
Para recomeçar a animação, basta reiniciar a página.
Por fim, recomendamos que o professor forneça o link da animação para os alunos “brincarem” em casa, ajudando-os a não se esquecerem de como funciona a dinâmica dos movimentos da Terra e a sua importância para a constituição e manutenção da vida em nosso planeta.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia