Ensinar as estruturas em inglês não é fácil! Muitas vezes nos apegamos à gramática para explicar e não dá certo. Os meninos não entendem a sintaxe só por regrinhas: sujeito, verbo, complemento. Essa tríade nem sempre funciona, pois a disposição das orações muda de acordo com a intenção do emissor.
Por que, então, não aproveitar o instinto linguístico para que os alunos memorizem as associações dos termos? Sim, porque temos uma distinção entre certo e errado, e não é justo desprezar isso! Percebemos, por instinto que algo não está bem!
Prepare em casa: cartolina, pincel atômico, papel contato. Escolha algumas palavras comuns, ou seja, as mais usadas no dia a dia: verbos, substantivos, adjetivos, pronomes. Escreva cada uma na cartolina com letras grandes, recorte e plastifique!
Em sala, separe os alunos em pequenos grupos e distribua os vocábulos entre eles. O objetivo é que o grupo forme orações com um sentido geral. Não precisam estar perfeitas, mas ter um significado lógico.
Pode ser que o professor faça uma competição em sala entre os grupos: o que formar mais orações será o vencedor!
Essa atividade é ótima para passar para os alunos que na prática eles podem entender como funciona a estrutura da outra língua. Como? Com o que já aprendeu, com o que já tem internalizado!
O professor pode, ainda, escrever as sentenças no quadro e discutir os erros com a turma, a fim de que eles também reflitam mais sobre a construção das orações em inglês, a disposição dos termos e associação entre eles com o objetivo de construir um todo significativo!
O efeito maior desse tipo de aula surtirá efeito na hora da interpretação de textos! Os alunos vão entender melhor, pois estarão mais familiarizados com a língua e sem bloqueios!
Faça essa atividade e você, educador, verá como ela é rápida, fácil, eficiente e o principal: os alunos gostam muito!
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Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras - Português e Inglês
Equipe Brasil Escola