A dengue é uma doença grave que pode levar à morte e que ainda traz muita preocupação à população e aos governantes. Ela é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti que se reproduzem em água parada e possuem hábitos diurnos. É importante lembrar que o Aedes aegypti, além da dengue, também é o responsável pela transmissão da febre amarela.
Uma vez com dengue, a pessoa sente dores de cabeça, nos olhos e no corpo, febre alta, perda do apetite, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e extremo cansaço. O tratamento dessa doença infecciosa é feito com repouso e ingestão de muita água, sendo os demais medicamentos prescritos pelo médico.
De cor preta com manchinhas brancas, o Aedes aegypti, na maioria das vezes, pica sua vítima no início da manhã ou final da tarde, pois ele evita o período de sol forte. Ele tem, em seu ciclo de vida, as fases de ovo, larva, pupa e adulto, sendo que quando em condições adequadas, ele pode se desenvolver em até 48 horas. Os ovos do mosquito Aedes aegypti podem suportar longos períodos de seca, até que entrem em contato com a água, desenvolvendo-se com extrema rapidez. Esse é o fato que torna o combate a esse mosquito muito difícil.
Para que consigamos erradicar de vez essa doença, temos que acabar com seu agente transmissor, evitando que eles se reproduzam em locais com água limpa e parada. Para isso, devemos manter caixas d’água, tambores etc. bem fechados; não deixar acumular água em vasos de plantas, garrafas, potes, pneus etc.; jogar o lixo no latão de lixo, pois se acumular água nesse lixo, ele se tornará um criadouro para o mosquito da dengue.
É preciso que nossos alunos se conscientizem da gravidade dessa doença e da importância de nos prevenirmos contra ela. Na verdade, nos prevenirmos da dengue não é difícil, basta cada um fazer a sua parte e é com esse intuito que propomos a atividade a seguir, na qual o professor, através de uma cruzadinha, poderá ensinar tudo sobre a dengue de uma forma lúdica e divertida.
Dicas para a cruzadinha com respectivos gabaritos
(Professor, fica a seu critério adicionar mais perguntas a cruzadinha.)
Por Paula Louredo
Graduada em BIologia