Whatsapp

Aprendendo sobre a dengue de uma forma divertida

Estratégias de ensino-aprendizagem

A dengue é uma doença viral transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e a principal forma de evitá-la é com a prevenção.
PUBLICIDADE

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte e que ainda traz muita preocupação à população e aos governantes. Ela é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti que se reproduzem em água parada e possuem hábitos diurnos. É importante lembrar que o Aedes aegypti, além da dengue, também é o responsável pela transmissão da febre amarela.

Uma vez com dengue, a pessoa sente dores de cabeça, nos olhos e no corpo, febre alta, perda do apetite, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e extremo cansaço. O tratamento dessa doença infecciosa é feito com repouso e ingestão de muita água, sendo os demais medicamentos prescritos pelo médico.

De cor preta com manchinhas brancas, o Aedes aegypti, na maioria das vezes, pica sua vítima no início da manhã ou final da tarde, pois ele evita o período de sol forte. Ele tem, em seu ciclo de vida, as fases de ovo, larva, pupa e adulto, sendo que quando em condições adequadas, ele pode se desenvolver em até 48 horas. Os ovos do mosquito Aedes aegypti podem suportar longos períodos de seca, até que entrem em contato com a água, desenvolvendo-se com extrema rapidez. Esse é o fato que torna o combate a esse mosquito muito difícil.

Para que consigamos erradicar de vez essa doença, temos que acabar com seu agente transmissor, evitando que eles se reproduzam em locais com água limpa e parada. Para isso, devemos manter caixas d’água, tambores etc. bem fechados; não deixar acumular água em vasos de plantas, garrafas, potes, pneus etc.; jogar o lixo no latão de lixo, pois se acumular água nesse lixo, ele se tornará um criadouro para o mosquito da dengue.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É preciso que nossos alunos se conscientizem da gravidade dessa doença e da importância de nos prevenirmos contra ela. Na verdade, nos prevenirmos da dengue não é difícil, basta cada um fazer a sua parte e é com esse intuito que propomos a atividade a seguir, na qual o professor, através de uma cruzadinha, poderá ensinar tudo sobre a dengue de uma forma lúdica e divertida.

Dicas para a cruzadinha com respectivos gabaritos

(Professor, fica a seu critério adicionar mais perguntas a cruzadinha.)

  1. Devemos mantê-la sempre bem fechada (caixa d’água);
  2. Usados para decorar a casa, não devemos deixar que acumulem água (vasos de plantas);
  3. Nome do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti);
  4. Em cima de nosso telhado, devemos sempre mantê-la limpa, pois na época da chuva, ela pode acumular água, contribuindo para o desenvolvimento do mosquito (calha);
  5. A dengue é uma doença causada por um... ? (vírus);
  6. Muito útil em veículos automotores, mas, quando descartado de forma inadequada, pode se tornar um criadouro do mosquito da dengue (pneus);
  7. É importante colocá-la em vasos de plantas para que não ocorra o acúmulo de água (areia);
  8. É uma das fases do mosquito da dengue (larva);
  9. Objeto importante, no qual jogamos todas as coisas que não utilizaremos mais (lixo);
  10. É nela que o mosquito se desenvolve (água parada).


Por Paula Louredo
Graduada em BIologia

Artigos Relacionados
Entenda a importância e conheça exemplos de aulas lúdicas para o ensino de Biologia e Ciências.
Trabalhando as características do mosquito transmissor da dengue.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola