Na natureza, encontramos diversos fenômenos naturais que impressionam os seres humanos por serem de uma perfeição incrível. A fotossíntese é um desses fenômenos que durante vários anos intrigou vários cientistas. A forma como os vegetais se alimentavam e o que era produzido por eles era desconhecido. Na tentativa de descobrir a resposta para inúmeras perguntas sobre esse assunto, Joseph Priestley, pastor protestante, nascido na Inglaterra, decidiu, a partir de alguns experimentos, conhecer o que realmente acontecia com os vegetais.
Antes de começar seus experimentos com vegetais, Joseph Priestley, que residia ao lado de uma cervejaria, observou que durante o processo de fabricação da cerveja era produzido um gás, que chamaram de “ar fixo”. Priestley começou a fazer experiências com esse gás e concluiu que ele era mais denso e era absorvido facilmente pela água, deixando-a ácida. Nos dias atuais, esse gás é chamado de dióxido de carbono e é utilizado na fabricação de bebidas gaseificadas, como refrigerantes, cervejas etc.
Em uma de suas experiências, Priestley colocou esse ar em uma redoma de vidro e logo após colocou uma vela em chamas. Resultado: a vela se apagou imediatamente. Em outras experiências, Priestley colocou animais dentro dessa redoma cheia de dióxido de carbono e observou que eles não conseguiam sobreviver por muito tempo. Como naquela época ainda não se conheciam os mecanismos da respiração, Priestley não conseguiu explicar o que estava acontecendo com todos aqueles animais. Depois de inúmeros experimentos, Priestley teveêxito e finalmente conseguiu descobrir que os vegetais tinham a capacidade de renovar o ar.
Como os experimentos de Joseph Priestleysão complicados de serem realizados em sala de aula, o professor poderá, a partir da experiência proposta abaixo, mostrar aos alunos quais foram as experiências feitas por Joseph Priestleyatravés de cartazes ou programas de computador, narrando cada uma delas. Se preferir, o professor pode pedir que os alunos façam pesquisas sobre os experimentos e levem para a sala de aula cartazes e figuras para exemplificá-los. A partir dessa pesquisa já feita pelos alunos, o professor deverá prosseguir com o experimento proposto.
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Para esse experimento, o professor precisará de:
- Duas velas;
- Fósforo ou isqueiro;
- Redoma de vidro.
A experiência será dividida em dois momentos para que os alunos possam entender com mais facilidade o que está acontecendo.
No primeiro momento, o professor deverá acender as duas velas e colocar sobre uma delas a redoma, que, dependendo do tamanho da vela, poderá ser um copo de vidro.
Em seguida, peça aos seus alunos que anotem o que poderá acontecer com as duas velas e em quanto tempo a primeira vela se apagará. É importante que todos observem atentamente.
Passado algum tempo, a vela se apagará. O motivo pelo qual isso acontece é bem simples. A vela precisa do oxigênio para ser queimada, como em nossa experiência havia uma redoma ao redor da vela, sabemos então que esse oxigênio era restrito. Dessa forma, concluímos que, quando o oxigênio se acaba, a vela irá se apagar.
No segundo momento da experiência, o professor deverá colocar rapidamente a redoma com o ar consumido sobre a vela que ainda está queimando e pedir para que os alunos observem o que irá acontecer e em quanto tempo essa vela irá se apagar. Nesse segundo momento, espera-se que a vela se apague imediatamente depois de ter sido colocada na redoma de vidro, pois o oxigênio no interior dela já havia sido totalmente consumido.
A partir do experimento acima, os alunos compreenderão mais facilmente o que Joseph Priestleypretendia com seus experimentos e o que ele conseguiu descobrir através deles.
Por Paula Louredo
Graduada em Biologia