As reações orgânicas fazem parte do conteúdo do Ensino Médio e quase sempre os alunos deparam-se com esse assunto apenas de forma teórica, quando os professores apresentam as reações no quadro. Com as reações de oxidação dos alcoóis, não é diferente.
O objetivo deste texto é propor aos professores de Química uma atividade prática para a abordagem das reações orgânicas de oxidação de alcoóis.
É fundamental que, antes de iniciar a atividade, o(a) professor(a) trabalhe com os alunos os tipos de alcoóis e como ocorrem as reações de oxidação neles.
Para desenvolver a atividade prática sobre oxidação de alcoóis, deve ser feito o seguinte:
a) Materiais e reagentes
Para a atividade prática sobre a oxidação em alcoóis, serão necessários os seguintes materiais e reagentes (de preferência, organizar os alunos em duplas):
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3 tubos de ensaio;
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Béquer de 50 mL;
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Jalecos;
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Óculos de proteção;
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Luvas;
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Estante para tubos de ensaio;
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3 conta-gotas;
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Uma balança;
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Butan-1-ol (encontrado em lojas que trabalham com reagentes químicos);
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Iso-propanol (encontrado em lojas que trabalham com reagentes químicos);
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Terc-butanol (encontrado em lojas que trabalham com reagentes químicos);
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Pipetas graduadas;
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Peras de sucção para as pipetas;
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Dicromato de potássio;
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Ácido sulfúrico concentrado;
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Água destilada.
b) Procedimento
As duplas realizarão os seguintes procedimentos:
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1º Passo: pesar 1,4 g de dicromato de potássio na balança e colocá-lo no béquer de 50 mL;
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2º Passo: pipetar 14 mL de água destilada e adicionar ao béquer. Em seguida, agitar bastante para dissolver o dicromato;
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3º Passo: pipetar 7 mL de ácido sulfúrico e adicionar, vagarosamente, ao tubo de ensaio número 1. Em seguida, repetir o procedimento para os tubos de ensaio 2 e 3;
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4º Passo: numerar os três tubos de ensaio;
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5º Passo: posicionar os tubos de ensaio na estante;
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6º Passo: pipetar 2 mL da solução de dicromato preparada e adicioná-la ao tubo de ensaio número 1. Em seguida, repetir o procedimento para os tubos de ensaio 2 e 3;
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7º Passo: adicionar 10 gotas do butan-1-ol ao tubo de ensaio número 1. Observar o que ocorre;
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8º Passo: adicionar 10 gotas do iso-propanol ao tubo de ensaio número 2. Observar o que ocorre;
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9º Passo: adicionar 10 gotas do terc-butanol ao tubo de ensaio número 3. Observar o que ocorre.
c) Discussão
Após a realização do procedimento, o(a) professor(a) deve pedir para que cada dupla relate o resultado observado em cada um dos tubos de ensaio. Logo em seguida, o professor deve revelar os resultados esperados para cada um dos tubos de ensaio:
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Tubo 1: como foi adicionado um álcool primário, ocorre oxidação e formação de uma solução de cor laranja. Essa reação ocorre com maior velocidade do que no tubo 2, pois o álcool primário é mais reativo, em razão da posição do grupo OH;
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Tubo 2: como foi adicionado um álcool secundário, ocorre oxidação e formação de uma solução de cor verde, mas a reação é mais lenta;
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Tubo 3: como foi adicionado um álcool terciário, não ocorre nenhuma alteração visual, pois não acontece reação.
OBS.: Deve ser explicado aos alunos que a cor da solução nos tubos 1 e 2 passa de alaranjado para a cor verde por causa da redução do átomo de cromo no seu estado fundamental +6 (Cr6+) para o seu estado de oxidação +3 (Cr3+).
d) Avaliação
Para a avaliação da atividade prática, sugerimos os seguintes itens:
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Construção do relatório sobre a atividade (procedimento e conclusão);
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Comprometimento durante a atividade prática;
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Desenvoltura durante a atividade prática.
Por Me. Diogo Lopes Dias