Topo
pesquisar

Atração física na matéria

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Água sobre superfície plástica.

A matéria pode se comportar de acordo com o ambiente em que está inserida. As ligações intermoleculares presentes nas substâncias respondem por alguns comportamentos, essas ligações permanecem unidas através da atração física que existe entre elas.

A atração intermolecular se faz presente na substância e também fora dela, é o que se entende pela facilidade em que certos materiais entram em contato. Para um melhor entendimento, a presente prática permite demonstrar o comportamento da água sobre diferentes superfícies. Você vai precisar de uma superfície de vidro e de plástico, e água.

Água sobre superfície de vidro: despeje um pouco de água (1 copo) sobre uma superfície de vidro inclinada, o que acontece?

Água sobre superfície plástica: espalhe um pouco de água sobre a superfície de plástico (copo ou garrafa descartável) e observe: a água se espalha uniformemente?

Em qual das superfícies a água se espalha melhor? Se você reparar bem (se possível com uma lente de aumento), vai ver que a água se sente mais atraída pela superfície de vidro do que pela de plástico, mas por quê?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A água possui uma maior atração física pelo vidro, é o que chamamos de interações intermoleculares. A água se espalha de forma mais uniforme no vidro, já no plástico fica em forma de gotículas, é como se sofresse um processo de coagulação, ou seja, não se adere bem.

Essa propriedade da água explica por que fica mais fácil realizar limpeza em materiais de vidro do que em plásticos. Você já reparou como é mais fácil lavar um copo de vidro do que um de plástico? Daí o porquê dos copos plásticos serem na maioria das vezes descartáveis.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola 

Veja mais! Líquidos - tensão superficial

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola