Através de uma moeda é possível saber a densidade de um líquido? Essa e outras dúvidas serão esclarecidas agora.
Comecemos por definir densidade: relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela expressão:
Densidade = massa
volume
A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, o mercúrio possui maior densidade do que o leite, isso significa que num dado volume de mercúrio há mais matéria que em uma mesma quantidade de leite.
A densidade nos auxilia na caracterização de uma substância. A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3). Vejamos a densidade de algumas substâncias úteis neste contexto:
A aplicação em sala de aula consiste em um teste para saber qual elemento ou composto possui maior densidade: o mercúrio, a água ou o cobre? Para isso você vai precisar de:
• Recipientes transparentes (copos de vidro)
• Água
• Mercúrio
• Moedas de 1 centavo do plano real
Observação: a moeda de um centavo é feita de cobre.
Procedimento
1. Coloque uma moeda dentro de um copo com água, o que acontece?
2. Agora coloque outra moeda em um copo contendo mercúrio, viu a diferença?
A moeda afunda na água e flutua no mercúrio, a explicação vem do fato de que a densidade do cobre é maior que a da água e menor que a do mercúrio.
A presente prática permite ainda que os alunos visualizem o metal líquido mercúrio, abrindo espaço para a abertura de outros conteúdos: metais sólidos e líquidos, ametais, etc.
O professor pode aplicar outros testes com a turma utilizando outros compostos como, por exemplo, álcool etílico, cuja densidade é 0,789 g/cm3. E aí, será que a moeda afunda?
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)