Whatsapp

Aula de Matemática com Tiro ao Alvo

Estratégias de ensino-aprendizagem

Uma aula de Matemática com Tiro ao Alvo pode desenvolver a coordenação motora e ser relacionada com diversos conteúdos.
Utilize o “tiro ao alvo” em suas aulas de matemática. O jogo pode ser relacionado com diversos conteúdos
Utilize o “tiro ao alvo” em suas aulas de matemática. O jogo pode ser relacionado com diversos conteúdos
PUBLICIDADE

O jogo de tiro ao alvo, também conhecido como jogo de dardos, é uma excelente atividade para aplicar em suas aulas de matemática. Além de desenvolver a coordenação motora dos alunos, esse jogo pode ajudar no trabalho em equipe e é uma boa ferramenta para aplicar conceitos estudados em Matemática. Por ser versátil, o tiro ao alvo pode ser aplicado a diversas faixas etárias. O ideal é que se utilize um alvo numérico.

Mas como realizar uma Aula de Matemática com Tiro ao Alvo?

Primeiramente, o professor deve estabelecer qual conteúdo pretende trabalhar. Feito isso, deve verificar qual é a melhor forma de relacionar esse conteúdo com o jogo. A seguir seguem algumas sugestões:

  • Funções: o professor pode escrever diversas funções e colocar em uma caixinha. O aluno sorteia uma função e, em seguida, acerta um dardo em um alvo numérico. O número atingido será utilizado para substituir a incógnita da função. Suponha que o aluno sorteou a função f(x)= 2x²+3x e acertou o número 3, ele deverá então substituir a incógnita da função por três e resolvê-la;

  • Tabuada: O professor pode estabelecer que, na primeira rodada, os alunos farão a tabuada de multiplicação de sete, por exemplo. Então todos os alunos que acertarem o alvo numérico deverão multiplicar esse número por sete. Se acertar, o aluno marca ponto para sua equipe;

  • Cálculo Numérico: O professor pode estabelecer uma expressão numérica, deixando alguns espaços. Veja o exemplo:

    {2 + – [3 x 2 + x (10 – x + 5)}

Nesse caso, deixamos cinco espaços vazios. Suponha que as equipes formadas sejam de cinco alunos, cada um acertará um alvo e o número acertado deverá ser colocado nos espaços vagos da expressão. Ao preencherem todos as lacunas, os alunos deverão resolver a expressão corretamente para marcarem um ponto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A confecção do jogo

Caso a escola não disponha do jogo de dardos, o professor pode confeccionar o jogo com os estudantes. O importante é lembrar que o alvo deve ser fácil de ser marcado ou perfurado, além do cuidado para que os dardos não causem acidentes. O alvo pode ser feito de isopor, de massa de modelar, de balões, entre outros. O alvo feito de isopor pode ser pintado como o que aparece na primeira imagem deste artigo, em que cada seção recebe um valor numérico. Cartolina ou papel-cartão também podem ser utilizados para desenhar o alvo. Você pode cobrir as seções com massa de modelar de diferentes cores. Outra opção é dispor vários balões coloridos em uma parede, e cada cor representará um número. O resultado final ficará parecido com a imagem a seguir:

Substituindo o alvo circular tradicional, o professor pode utilizar balões para aplicar o tiro ao alvo com seus alunos
​Substituindo o alvo circular tradicional, o professor pode utilizar balões para aplicar o tiro ao alvo com seus alunos

Para os dardos, vários objetos podem ser utilizados, desde que sejam pontiagudos (mas não cortantes), como palito de churrasco e lápis. Para crianças menores, o professor pode optar por bolinhas feitas de massa de modelar ou bolinhas de papel com tinta. Ao acertar o alvo, esses materiais deixarão uma pequena marca, indicando o local acertado. Para essa última opção, o professor pode forrar o alvo com filme plástico, que pode facilmente ser substituído quando já estiver com várias marcas.


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Artigos Relacionados
Os jogos e o ensino da Matemática.
tabuada, aprendizado da tabuada, estratégias de ensino para a tabuada, jogos que envolvem a tabuada, Bingo matemático, Batalha Naval, Jogo da memória, Jogos: Batalha numérica, Jogo do repartir, Jogos de Dados, Dedo no gatilho, Labirinto, Dominó, embaralhando a tabuada.
Já se imaginou utilizando um jogo de tabuleiro em uma aula de Matemática? Confira nossa sugestão para uma aula envolvente!
tabuada, aprendizado da tabuada, estratégias de ensino para a tabuada, jogos que envolvem a tabuada, Bingo matemático, Batalha Naval, Jogo da memória, Jogos: Batalha numérica, Jogo do repartir, Jogos de Dados, Dedo no gatilho, Labirinto, Dominó.
Clique para obter uma excelente sugestão de aula sobre progressões aritméticas. Nossa proposta pode ser usada para turmas do sétimo ano em diante, preferencialmente para turmas de primeiro ano do Ensino Médio. Obtenha uma sugestão de aula dialogada que ajudará no processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo.
Conheça uma sugestão de aula que introduz os conceitos de seno, cosseno e tangente usando apenas os materiais disponíveis em sala de aula.