Whatsapp

Oxidação de moedas

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Moedas envelhecidas: oxidação de metais.


Vamos supor que você foi até ao supermercado, fez uma compra e na hora de pagar tira uma nota novinha da carteira, mas recebe o troco só em moedas desgastadas e velhas, que raiva né? O que acontece para que as moedas tomem essa coloração de objetos antigos? Será somente sujeira impregnada? e se você lavá-las ficarão novinhas em folha?

Com a presente sugestão de aula é possível responder esta e outras perguntas e ainda demonstrar como as moedas se oxidam. Siga os passos:

1. Peça aos seus alunos que tragam de casa moedas usadas, desgastadas e de todos os valores, como também novas, sem mancha alguma;

2. Comece explicando a composição das moedas do plano real: a maioria delas são compostas de Ferro (Fe) e Cobre (Cu), que dão origem a uma liga metálica denominada Aço;

3. Mas por que as moedas se escurecem com o tempo? Agora é hora de explicar sobre a oxidação, em razão do intenso manuseio e o contato com o suor de nossas mãos as moedas adquirem certa umidade e quando entram em contato com o oxigênio do ar se oxidam;

Veja o processo de oxidação do cobre pelo O2 (oxigênio) em meio úmido:
                            H2O
2 Cu + ½ O2Cu2O

O produto da equação Cu2O (monóxido de dicobre) é responsável pelo escurecimento das moedas compostas por Cobre.

4. Coloque as moedas novas em contato com umidade e deixe por alguns dias, ao final deste período mostre para a turma as moedas já escurecidas pela oxidação. Ah! E não adianta lavá-las por que a reação modifica a estrutura das moedas.

Com o presente conteúdo é possível abordar diferentes contextos dentro da Química: Formação de ligas metálicas e Oxidação de metais.

Repare que quando as moedas estão novas, ainda não passaram por muitas mãos, elas tem uma aparência bem melhor. A partir desta aula os alunos passarão a observar melhor o troco da merenda!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Lavagem de dinheiro - Como limpar moedas?

Aula prática: Restaurando objetos de prata

Artigos Relacionados
Clique neste link e tenha acesso a uma proposta de atividade experimental sobre a eletrólise da água. Apresentamos aqui todos os materiais e o procedimento necessário para garantir um melhor aprendizado dessa importante técnica eletrolítica, que é utilizada para a produção dos gases oxigênio e hidrogênio.
Por meio desta atividade experimental, em que há uma comparação da corrosão do ferro, os alunos visualizarão processos de oxirredução.
Existem vários tipos de pilhas que você pode construir em casa ou na escola para observar a transferência de elétrons. Nesse texto, você entenderá como isso pode ser feito.
Conheça a reação de oxidação da glicerina pelo permanganato de potássio, uma reação fácil de fazer e que gera fogo.
Realize o teste de Baeyer com seus alunos e ajude-os a diferenciar os alcenos dos cicloalcanos, além de entenderem as reações de oxidação de alcenos.
Construa com seus alunos uma pilha semelhante à pilha de Daniell que pode ajudar a consolidar os conceitos estudados em eletroquímica.