Frequentemente vemos as calçadas das grandes cidades completamente destruídas em virtude das raízes das grandes árvores. Essas estruturas, apesar de parecerem frágeis em algumas espécies, são extremamente fortes e penetram ativamente no solo ou outro substrato para buscar água e nutrientes. A sugestão da aula de hoje é mostrar aos nossos alunos como as raízes dos vegetais são fortes na prática.
Para essa aula prática sobre raiz, você precisará de:
- Casca de ovo;
- Suporte para a casca de ovo;
- Uma porção de solo;
- Sementes de cravo, que também é chamado popularmente de cravo-de-defunto;
- Colher;
- Água para regar.
Inicialmente você deverá colocar uma pequena porção de solo no interior da casca de ovo. Posteriormente, coloque algumas sementes, cobrindo-as com um pouco mais de solo. Nessa primeira etapa é bastante importante ter muito cuidado com a casca de ovo, para evitar que ela se quebre.
Coloque a casca, já com as sementes, sobre o suporte, regue e transfira o experimento para um local em que seja possível receber luz solar. Lembre-se de, diariamente, regar a experiência.
Depois de aproximadamente sete dias, as plantas começarão a germinar. A partir daí é importante anotar ou desenhar, pelo menos duas vezes por semana, os resultados. Em cerca de um mês será possível observar a quebra da casca de ovo, mostrando, assim, a força das raízes.
Você também pode usar esse experimento sobre raízes para explicar o desenvolvimento inicial das plantas.
Boa Aula!
Por Ma. Vanessa dos Santos