Trabalhar a Química na prática sempre favorece que o aluno assimile melhor conteúdos considerados mais complexos. É sempre interessante buscar recursos práticos para tornar a teoria química palpável e visível para o aluno. As reações de simples troca são um exemplo de temas mais complexos na Química. Escrever apenas equações no quadro não permite que o estudante tenha noção real do que é esse processo químico. Um exemplo geral de simples troca é:
A + BC → AC +B
Para realizar uma aula prática sobre esse assunto, podemos lançar mão da reação de simples troca entre o alumínio metálico (Al) e o ácido clorídrico (HCl):
2 Al + 6 HCl → 2 AlCl3 + 3 H2
Observa-se na equação representada que o alumínio troca de posição com o hidrogênio, pois ambos possuem tendência de perder elétrons. O resultado dessa troca é a formação de um sal inorgânico e do gás hidrogênio. Ao observar a ocorrência dessa reação, o aluno pode facilmente perceber que as substâncias iniciais foram transformadas em outras duas: um gás, já que a formação de fumaça é bastante evidente, e um material escuro em meio ao líquido.
Para desenvolver essa prática, você precisará de:
a) Materiais e reagentes
- Papel-alumínio;
- Tubos de ensaio;
- Pinça de madeira;
- Luva de borracha;
- Solução de ácido clorídrico (pode ser adquirida em ferragistas);
- exaustor;
- estante para tubo de ensaio;
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- Pipeta;
- Pera para pipeta;
b) Procedimento
- Corte pedaços de alumínio e faça bolinhas com ele;
- Coloque as bolinhas de alumínio no interior do tudo de ensaio;
- Coloque o tudo de ensaio na estante;
- Deixe a estante com o tubo de ensaio no interior do exaustor;
- Adicione um volume de aproximadamente 10 mL de solução de ácido clorídrico utilizando a pipeta, a pera e a luva;
- Adicione o restante do ácido no interior do tubo de ensaio com o alumínio;
- Acompanhe os acontecimentos.
c) Orientações
- Caso não disponha de um exaustor, faça o procedimento em um local aberto e mantenha os alunos um pouco distantes para que eles não respirem a fumaça do experimento.
- Jamais pegue ou deixe um aluno pegar no tubo de ensaio com as mãos porque se trata de uma reação exotérmica. O tubo estará muito quente.
- Você pode variar essa reação utilizando um prego enferrujado. Basta realizar o mesmo procedimento, mas não há necessidade de um exaustor.
Finalize discutindo com os alunos sobre a ordem de reatividade dos metais, enfocando quais são os metais que não reagiriam e não formariam o gás hidrogênio. A ordem de reatividade é:
IA > IIA > IIIA > H > outros metais
Por Me. Diogo Lopes Dias