Já faz tempo que a forma como o ensino de Química é realizado nas escolas vem sendo discutida e criticada, pois não atinge os objetivos traçados. Uma das alternativas propostas é o ensino de Química aliado à prática.
Pensando nessa temática, temos neste texto uma proposta de aula com a qual o educador(a) poderá proporcionar aos alunos alguns conhecimentos químicos por intermédio da produção de gás carbônico de forma experimental.
Entre os assuntos que podem ser trabalhados, podemos citar:
Materiais necessários
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Uma fonte de calor (chapa de aquecimento ou bico de bunsen);
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Cápsula de porcelana;
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Balança (de preferência, uma que tenha capacidade de calcular a massa em grama e miligrama);
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Bicarbonato de sódio;
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Ácido clorídrico (ou uma solução de ácido muriático, que é encontrada em ferragistas);
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Máscaras
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Luvas de proteção;
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Jalecos;
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Pipetas;
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Peras de sucção;
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Vinagre;
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Béqueres;
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Espátulas;
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Tubos de ensaio;
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Estante para os tubos de ensaio;
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Pincel atômico.
Procedimentos
a) Produção de gás carbônico por reação de decomposição
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1º – Verificar a massa da cápsula de porcelana;
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2º - Colocar dois gramas de bicarbonato de sódio, aos poucos, no interior da cápsula;
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3º- Aquecer a cápsula de porcelana com a fonte de aquecimento por 10 minutos;
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4º- Esperar a cápsula de porcelana esfriar naturalmente;
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5º- Verificar novamente a massa da cápsula de porcelana, mas sem retirar nada do seu interior.
b) Produção de gás carbônico por reação de dupla troca
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1º- Verificar a massa de um béquer;
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2º- Colocar 4 gramas de bicarbonato de sódio no béquer com a espátula;
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3º- Adicionar água ao béquer até o volume de 100 mL. Em seguida, misturar bem com a espátula;
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4º- Adicionar 20 mL da solução de bicarbonato a um tubo de ensaio com a pera e a pipeta. Numere esse tubo de ensaio com o pincel atômico;
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5º- Adicionar 20 mL de vinagre ao tubo de ensaio anterior com a pera e a pipeta;
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6º- Adicionar 20 mL da solução de bicarbonato a um novo tubo de ensaio. Numere esse tubo com o pincel atômico.
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7º- Adicionar 20 mL de ácido clorídrico ao tubo de ensaio anterior.
Resultados e discussão
Durante a discussão, sugerimos que o professor troque ideias com os alunos sobre os seguintes pontos:
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Qual é a fórmula do bicarbonato de sódio? A resposta esperada é NaHCO3;
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Qual é a fórmula do ácido acético (vinagre)? A resposta esperada é H4C2O2;
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Qual é a fórmula do ácido clorídrico? A resposta esperada é HCl;
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O que aconteceu durante o aquecimento do bicarbonato? Resposta esperada: ele sofreu uma decomposição térmica;
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A massa, após o aquecimento do bicarbonato, foi menor, maior ou igual à massa antes do aquecimento? Resposta esperada: a massa foi menor por ter ocorrido uma reação de decomposição, que liberou gás carbônico e vapor de água;
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Qual é a equação que representa a decomposição térmica do bicarbonato de sódio? Resposta esperada:
NaHCO3(s) → Na2CO3(s) + H2O(v) + CO2(g)
NaHCO3(aq) + H4C2O2(aq) → NaH3C2O2(aq) + H2CO3(aq)
Efervescência é um fenômeno que indica a formação de gás durante o experimento Título: Efervescência
NaHCO3(aq) + HCl(aq) → NaCl(aq) + H2CO3(aq)
Como o ácido carbônico é um ácido instável, ele sofre decomposição, o que origina água e gás carbônico:
NaHCO3(aq) + HCl(aq) → NaCl(aq) + H2C(l) + CO2(g)
A forma como será realizada a avaliação da produção e participação de cada aluno na atividade fica a critério do professor(a).
Por Me. Diogo Lopes Dias