Topo
pesquisar

Aula sobre evolução dos meios de comunicação

Estratégias de ensino-aprendizagem

Apresentamos aqui uma sugestão de aula sobre evolução dos meios de comunicação a partir de metodologias de ensino que facilitem o aprendizado do aluno.
PUBLICIDADE

Ao longo de sua existência, o homem desenvolveu várias formas de se comunicar, por meio de sinais, pinturas rupestres, escrita e inúmeros descobrimentos tecnológicos que possibilitaram a transmissão de informações entre indivíduos.

A tecnologia permitiu a difusão de informações de forma cada vez mais eficiente, aproximando as pessoas e diminuindo o tempo de propagação de mensagens. No entanto, essa transformação não ocorreu do dia para a noite: os meios de comunicação percorreram um longo trajeto para chegarem ao que conhecemos hoje.

Como podemos falar sobre esse assunto em sala de aula, sem que essa linha do tempo torne-se exaustiva para os alunos? Primeiramente, o professor deve usar o espaço escolar para a construção do conhecimento, permitindo aos alunos a emancipação do pensamento e a internalização do conteúdo. Nesse processo de ensino-aprendizagem, as metodologias e estratégias de ensino são grandes aliadas.

É importante que o professor atente-se ao conhecimento prévio dos alunos, à sua vivência e experiências em relação ao assunto. É preciso fazer com que os alunos percebam que eles fazem parte da transformação social gerada pela evolução dos meios de comunicação. Além disso, é necessário desenvolver a criticidade em relação ao poder das ferramentas comunicativas, que podem impor visões e posicionamentos.

Meios de comunicação
A evolução dos meios de comunicação transformou a forma de transmitir informações.

É válido também mostrar aos alunos o quanto somos influenciados pelos meios de comunicação, principalmente nos tempos atuais, em que as mídias estão cada vez mais inseridas no nosso dia a dia, inclusive no ambiente escolar. Logo, os meios de comunicação não podem ser vistos como portadores da verdade e de todo o conhecimento.

Apesar de serem indispensáveis no atual cenário em que estamos inseridos, o uso das ferramentas comunicativas deve estar aliado ao senso crítico e ao questionamento das informações disseminadas.

Saiba também: Escrita de internet - uma nova visão

Meios de comunicação e contextualização em sala de aula

Para iniciar uma aula sobre evolução dos meios de comunicação, é necessário contextualizar o assunto, trazendo-o para a realidade da turma. O professor pode sugerir que o aluno monte uma linha do tempo dos meios de comunicação, desde o que acreditam ser a primeira forma de comunicar-se até o que vivenciamos hoje.

A partir do que os alunos entendem por meios de comunicação e sua evolução, questione-os sobre quais meios de comunicação já utilizaram e com qual objetivo empregaram cada um. Dessa forma, introduza a história da comunicação, desde a escrita até a utilização da internet. Possivelmente, a cada nova invenção, haverá mais identificação por parte dos alunos.

Da teoria à prática

Para tornar o ensino sobre evolução da comunicação mais didático e acessível, o professor pode sugerir aos alunos uma proposta de trabalho em grupo. Para isso, divida a sala em grupos, de acordo com a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação:

Pinturas rupestres/desenhos → Escrita → Telégrafo → Telefone → Rádio → Televisão → Computadores/Internet

É preciso ficar claro que, apesar de ser um trabalho coletivo, o objetivo é juntar cada apresentação para compreender toda a transformação sofrida pelos meios de comunicação.

Grupo 1: Pinturas rupestres

Esse grupo pode reunir gravuras ou pintar grandes painéis, representando as pinturas rupestres. Para isso, podem usar materiais como tinta, carvão e papel pardo.

Grupo 2: Escrita (cartas e jornal)

Esse grupo deve demonstrar como surgiu e evoluiu a escrita. O uso de sinais e a criação de instrumentos que possibilitam a grafia devem ser abordados. Os tipos de escritas e alfabetos também são importantes para mostrar essa evolução.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O grupo da escrita também ficará responsável por mostrar como os jornais mudaram o cotidiano das pessoas. Assim, os alunos poderão criar um jornal e distribui-lo para toda a turma ou elaborar cartas para os amigos e entregá-las em sala de aula.

Leia também: O jornal e a notícia

Evolução da escrita
Os alunos poderão desenvolver um pequeno jornal, que será distribuído para os demais.

Grupo 3: Telégrafo

Esse grupo poderá usar fotos ou até mesmo tentar construir uma réplica de telégrafo. Os alunos podem também representar, em cartolina ou em papel grande, o Código Morse, utilizado nesses aparelhos.

Grupo 4: Telefone

Esse grupo deverá mostrar como o telégrafo deu lugar a uma nova invenção: o telefone, meio de comunicação revolucionário capaz de transmitir voz à distância. O aluno que puder e tiver acesso a aparelhos antigos poderá levá-los para a apresentação. Esse grupo também deverá mostrar a evolução do telefone até o advento do celular.

Leia também: A física dos celulares

Grupo 5: Rádio

Esse grupo falará sobre o rádio, um meio de comunicação ainda bastante popular, pois não necessita de que as pessoas parem seus afazeres para utilizá-lo. É importante dizer que esse meio de comunicação é capaz de transmitir informação em massa, diferentemente dos anteriores. Quem tiver rádios em casa poderá levá-los a fim de mostrar como evoluíram.

Saiba também: Ouvir rádio para aprender inglês

Grupo 6: Televisão

Evolução da televisão
Os alunos podem desenvolver um programa de televisão para tratar sobre o tema escolhido.

Esse grupo introduzirá uma nova forma de comunicação: a televisão. Ao longo dos anos, esse meio de comunicação de massa sofreu diversas transformações, que foram influenciadas pela tecnologia. Esse grupo pode construir uma TV e montar um pequeno teatro, noticiando alguma informação,

Grupo 7: Computador e internet

Evolução da internet
O uso de computadores e da internet transformou a sociedade, as relações interpessoais e o trabalho.*

Esse grupo falará sobre o computador, um meio de comunicação que faz parte do cotidiano de muitas pessoas e que revolucionou as relações pessoais e de trabalho. Os computadores passaram a ter ainda mais funcionalidade com a internet, um eficaz meio de comunicação na transmissão de informações. Por meio dela, as pessoas conectam-se com o mundo todo e têm acesso a informações que, antigamente, demoravam muito tempo para serem acessadas.

É importante que o grupo mostre como a internet incorporou diversos outros meios de comunicação, como os jornais e revistas, além de ter possibilitado a transmissão televisa em celulares e computadores.

Durante a apresentação, os alunos poderão utilizar o próprio computador, bem como desenvolver um material on-line sobre a evolução e a revolução da internet para apresentar ao professor e aos demais colegas.

Saiba mais: Como surgiu a internet?

Depois de todas as apresentações, o conteúdo será mais acessível e melhor entendido pelos alunos, que terão visualizado na prática a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação.

 

__________________
*Crédito de imagem: Dedi Grigoroiu / Shutterstock


Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

A evolução dos meios de comunicação é bastante relevante para entender as relações entre as pessoas.
A evolução dos meios de comunicação é bastante relevante para entender as relações entre as pessoas.
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola