Ao longo de sua existência, o homem desenvolveu várias formas de se comunicar, por meio de sinais, pinturas rupestres, escrita e inúmeros descobrimentos tecnológicos que possibilitaram a transmissão de informações entre indivíduos.
A tecnologia permitiu a difusão de informações de forma cada vez mais eficiente, aproximando as pessoas e diminuindo o tempo de propagação de mensagens. No entanto, essa transformação não ocorreu do dia para a noite: os meios de comunicação percorreram um longo trajeto para chegarem ao que conhecemos hoje.
Como podemos falar sobre esse assunto em sala de aula, sem que essa linha do tempo torne-se exaustiva para os alunos? Primeiramente, o professor deve usar o espaço escolar para a construção do conhecimento, permitindo aos alunos a emancipação do pensamento e a internalização do conteúdo. Nesse processo de ensino-aprendizagem, as metodologias e estratégias de ensino são grandes aliadas.
É importante que o professor atente-se ao conhecimento prévio dos alunos, à sua vivência e experiências em relação ao assunto. É preciso fazer com que os alunos percebam que eles fazem parte da transformação social gerada pela evolução dos meios de comunicação. Além disso, é necessário desenvolver a criticidade em relação ao poder das ferramentas comunicativas, que podem impor visões e posicionamentos.
A evolução dos meios de comunicação transformou a forma de transmitir informações.
É válido também mostrar aos alunos o quanto somos influenciados pelos meios de comunicação, principalmente nos tempos atuais, em que as mídias estão cada vez mais inseridas no nosso dia a dia, inclusive no ambiente escolar. Logo, os meios de comunicação não podem ser vistos como portadores da verdade e de todo o conhecimento.
Apesar de serem indispensáveis no atual cenário em que estamos inseridos, o uso das ferramentas comunicativas deve estar aliado ao senso crítico e ao questionamento das informações disseminadas.
Saiba também: Escrita de internet - uma nova visão
Para iniciar uma aula sobre evolução dos meios de comunicação, é necessário contextualizar o assunto, trazendo-o para a realidade da turma. O professor pode sugerir que o aluno monte uma linha do tempo dos meios de comunicação, desde o que acreditam ser a primeira forma de comunicar-se até o que vivenciamos hoje.
A partir do que os alunos entendem por meios de comunicação e sua evolução, questione-os sobre quais meios de comunicação já utilizaram e com qual objetivo empregaram cada um. Dessa forma, introduza a história da comunicação, desde a escrita até a utilização da internet. Possivelmente, a cada nova invenção, haverá mais identificação por parte dos alunos.
Para tornar o ensino sobre evolução da comunicação mais didático e acessível, o professor pode sugerir aos alunos uma proposta de trabalho em grupo. Para isso, divida a sala em grupos, de acordo com a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação:
Pinturas rupestres/desenhos → Escrita → Telégrafo → Telefone → Rádio → Televisão → Computadores/Internet |
É preciso ficar claro que, apesar de ser um trabalho coletivo, o objetivo é juntar cada apresentação para compreender toda a transformação sofrida pelos meios de comunicação.
Esse grupo pode reunir gravuras ou pintar grandes painéis, representando as pinturas rupestres. Para isso, podem usar materiais como tinta, carvão e papel pardo.
Esse grupo deve demonstrar como surgiu e evoluiu a escrita. O uso de sinais e a criação de instrumentos que possibilitam a grafia devem ser abordados. Os tipos de escritas e alfabetos também são importantes para mostrar essa evolução.
O grupo da escrita também ficará responsável por mostrar como os jornais mudaram o cotidiano das pessoas. Assim, os alunos poderão criar um jornal e distribui-lo para toda a turma ou elaborar cartas para os amigos e entregá-las em sala de aula.
Leia também: O jornal e a notícia
Os alunos poderão desenvolver um pequeno jornal, que será distribuído para os demais.
Esse grupo poderá usar fotos ou até mesmo tentar construir uma réplica de telégrafo. Os alunos podem também representar, em cartolina ou em papel grande, o Código Morse, utilizado nesses aparelhos.
Esse grupo deverá mostrar como o telégrafo deu lugar a uma nova invenção: o telefone, meio de comunicação revolucionário capaz de transmitir voz à distância. O aluno que puder e tiver acesso a aparelhos antigos poderá levá-los para a apresentação. Esse grupo também deverá mostrar a evolução do telefone até o advento do celular.
Leia também: A física dos celulares
Esse grupo falará sobre o rádio, um meio de comunicação ainda bastante popular, pois não necessita de que as pessoas parem seus afazeres para utilizá-lo. É importante dizer que esse meio de comunicação é capaz de transmitir informação em massa, diferentemente dos anteriores. Quem tiver rádios em casa poderá levá-los a fim de mostrar como evoluíram.
Saiba também: Ouvir rádio para aprender inglês
Os alunos podem desenvolver um programa de televisão para tratar sobre o tema escolhido.
Esse grupo introduzirá uma nova forma de comunicação: a televisão. Ao longo dos anos, esse meio de comunicação de massa sofreu diversas transformações, que foram influenciadas pela tecnologia. Esse grupo pode construir uma TV e montar um pequeno teatro, noticiando alguma informação,
O uso de computadores e da internet transformou a sociedade, as relações interpessoais e o trabalho.*
Esse grupo falará sobre o computador, um meio de comunicação que faz parte do cotidiano de muitas pessoas e que revolucionou as relações pessoais e de trabalho. Os computadores passaram a ter ainda mais funcionalidade com a internet, um eficaz meio de comunicação na transmissão de informações. Por meio dela, as pessoas conectam-se com o mundo todo e têm acesso a informações que, antigamente, demoravam muito tempo para serem acessadas.
É importante que o grupo mostre como a internet incorporou diversos outros meios de comunicação, como os jornais e revistas, além de ter possibilitado a transmissão televisa em celulares e computadores.
Durante a apresentação, os alunos poderão utilizar o próprio computador, bem como desenvolver um material on-line sobre a evolução e a revolução da internet para apresentar ao professor e aos demais colegas.
Saiba mais: Como surgiu a internet?
Depois de todas as apresentações, o conteúdo será mais acessível e melhor entendido pelos alunos, que terão visualizado na prática a linha do tempo da evolução dos meios de comunicação.
__________________
*Crédito de imagem: Dedi Grigoroiu / Shutterstock
Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia