Whatsapp

Aula sobre a força dos cabelos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Nesta aula sobre a força dos cabelos, você poderá abordar a resistência do fio, sua estrutura e como manter o cabelo saudável.
Os fios de cabelos são formados por três camadas básicas: uma cutícula, um córtex e a medula
Os fios de cabelos são formados por três camadas básicas: uma cutícula, um córtex e a medula
PUBLICIDADE

Ao ensinar o conteúdo de pele, devemos focar em algumas estruturas anexas, tais como pelos e unhas. Os cabelos e pelos são estruturas relacionadas com a proteção contra atrito, tempo frio e raios ultravioletas. Eles são formados por três camadas básicas: uma cutícula, um córtex e a medula. A cutícula é a parte mais externa e está relacionada com a proteção do fio. O córtex, por sua vez, é região onde ficam os melanócitos que darão cor a essa estrutura. Já a medula é a região mais interna do fio e não é encontrada em pelos e cabelos mais finos. Apesar de aparentemente frágeis, os cabelos são extremamente resistentes.

Nesta aula prática, demonstraremos a força do fio de cabelo através de uma atividade bastante simples. Você precisará de:

- Fios de cabelos longos;

- Vários CDs.

Inicialmente, separe a sala em grupos e peça para que algumas meninas ou meninos doem alguns fios de cabelo. É importante que os fios sejam longos!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um aluno do grupo deverá enrolar uma das extremidades do fio em um dedo indicador e passar a outra extremidade no interior do CD, que deverá ficar pendurado no fio e preso pelas extremidades em cada dedo indicador.

Coloque os CDs de um a um no fio de cabelo, repetindo o procedimento anterior, até que ele se rompa. Normalmente o fio de cabelo consegue suportar até cinco CDS, o que equivale a aproximadamente 75g.

Nesta aula sobre a força dos cabelos, você poderá abordar, além da resistência do fio, a sua estrutura. Além disso, a aula poderá fornecer dicas de como proteger os fios da agressão causada pelo sol, água da piscina, tinturas e alisamentos, por exemplo, que acabam deixando o cabelo mais frágil.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Artigos Relacionados
Aula demonstrativa da química do gel fixador.
Que tal ensinar Química Orgânica para os seus alunos utilizando o próprio corpo humano? Acesse e confira tudo sobre a química do cabelo e saiba como ensinar seus alunos!
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola