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Aula sobre segregação urbana com imagens

Estratégias de ensino-aprendizagem

Uma aula sobre segregação urbana através do uso de fotografia é uma metodologia possível para fazer os alunos interessarem-se mais pelo tema.
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Um dos temas mais importantes para a Geografia é a produção do espaço urbano, haja vista que uma das principais heranças da modernidade sobre o espaço geográfico foi o domínio hierárquico do urbano sobre o rural, com a centralidade da cidade, das indústrias e do poder burocrático. Nesse ínterim, uma das mais relevantes marcas do processo de urbanização da humanidade é a segregação espacial, que nada mais é do que a expressão da desigualdade social impressa sobre o meio.

Uma boa maneira de introduzir ou apresentar tal questão em uma aula sobre segregação urbana é o uso de imagens. Assim, antes de qualquer informação, antes do emprego de qualquer tipo de abordagem, vale a utilização de efeitos visuais para obter a atenção dos estudantes com relação ao tema em tela.

Metodologicamente, o professor pode utilizar a projeção das imagens na própria sala de aula – através de um aparelho de data show ou similares – ou então disponibilizá-las em forma impressa ou até consultá-las na internet, na sala de informática da escola.

Em seguida, peça para que os estudantes observem cada uma das imagens. Para que a observação seja mais profunda, peça a eles que as descrevam no caderno, valendo como uma atividade avaliativa. As imagens devem expressar a relação de desigualdade social, demonstrando como o espaço da cidade abriga pobreza ou ausência de infraestruturas básicas.

Uma boa recomendação é a fotografia “a foto da favela de Paraisópolis”, de Tuca Vieira. Ela encontra-se disponível no site do autor, que você pode acessar clicando aqui. No link, também há um interessante relato de Tuca Vieira sobre a história da foto. Como alternativas, o educador também pode utilizar algumas das imagens a seguir:

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Área de ocupações irregulares nas margens de um rio na cidade de Phnom Penh, Camboja
Área de ocupações irregulares nas margens de um rio na cidade de Phnom Penh, Camboja

Subúrbio na cidade de Catmandu, capital do Nepal*
Subúrbio na cidade de Catmandu, capital do Nepal*

Favela à frente com prédios luxuosos ao fundo, no bairro do Morumbi, em São Paulo
Favela à frente com prédios luxuosos ao fundo, no bairro do Morumbi, em São Paulo

Favela Dona Marta (centro da foto) nas proximidades do litoral do Rio de Janeiro **
Favela Dona Marta (centro da foto) nas proximidades do litoral do Rio de Janeiro **

Peça para que os alunos escolham uma das imagens e descrevem as paisagens, procurando também observar que tipo de realidade elas retratam. Pergunte para eles se conhecem lugares que apresentam realidades e paisagens semelhantes. Em complemento, fica a opção da utilização do texto “Favelização e Segregação Urbana”, disponível no Portal do Brasil Escola, para leitura com os alunos.

Ao observar as imagens, os alunos conseguem melhor associar os conceitos aprendidos, captando com maior facilidade todas as informações trabalhadas em sala de aula.

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* Créditos da imagem: salajean / shutterstock

** Créditos da imagem: Brian Snelson / Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Mestre em Geografia

A segregação urbana reflete-se na paisagem geográfica das cidades
A segregação urbana reflete-se na paisagem geográfica das cidades
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