Um dos temas mais importantes para a Geografia é a produção do espaço urbano, haja vista que uma das principais heranças da modernidade sobre o espaço geográfico foi o domínio hierárquico do urbano sobre o rural, com a centralidade da cidade, das indústrias e do poder burocrático. Nesse ínterim, uma das mais relevantes marcas do processo de urbanização da humanidade é a segregação espacial, que nada mais é do que a expressão da desigualdade social impressa sobre o meio.
Uma boa maneira de introduzir ou apresentar tal questão em uma aula sobre segregação urbana é o uso de imagens. Assim, antes de qualquer informação, antes do emprego de qualquer tipo de abordagem, vale a utilização de efeitos visuais para obter a atenção dos estudantes com relação ao tema em tela.
Metodologicamente, o professor pode utilizar a projeção das imagens na própria sala de aula – através de um aparelho de data show ou similares – ou então disponibilizá-las em forma impressa ou até consultá-las na internet, na sala de informática da escola.
Em seguida, peça para que os estudantes observem cada uma das imagens. Para que a observação seja mais profunda, peça a eles que as descrevam no caderno, valendo como uma atividade avaliativa. As imagens devem expressar a relação de desigualdade social, demonstrando como o espaço da cidade abriga pobreza ou ausência de infraestruturas básicas.
Uma boa recomendação é a fotografia “a foto da favela de Paraisópolis”, de Tuca Vieira. No link, também há um interessante relato de Tuca Vieira sobre a história da foto. Como alternativas, o educador também pode utilizar algumas das imagens a seguir:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Peça para que os alunos escolham uma das imagens e descrevem as paisagens, procurando também observar que tipo de realidade elas retratam. Pergunte para eles se conhecem lugares que apresentam realidades e paisagens semelhantes. Em complemento, fica a opção da utilização do texto “Favelização e Segregação Urbana”, disponível no Portal do Brasil Escola, para leitura com os alunos.
Ao observar as imagens, os alunos conseguem melhor associar os conceitos aprendidos, captando com maior facilidade todas as informações trabalhadas em sala de aula.