Whatsapp

Calor e temperatura, qual a diferença?

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Falar em calor não é o mesmo que falar em temperatura. Ao medir a temperatura de algo, estamos calculando a média da energia cinética das partículas individuais. Calor, por sua vez, é a medida da quantidade total de energia que a substância possui.

É importante ressaltar essa diferença para alunos que estão iniciando seus estudos em química e física. Para tornar a aula mais dinâmica, o professor precisa usar de artifícios que prendam a atenção do aluno. Relacionar o conhecimento com a prática é uma das melhores ferramentas para alcançar a aprendizagem.

Prossiga com a aula fazendo uma demonstração concreta.

Material
1 recipiente pequeno contendo água à temperatura ambiente (recipiente 1)
1 recipiente grande contendo água à temperatura ambiente (recipiente 2)
Aquecimento (bico de bunsen ou chama de fogão)
Termômetro
Cronômetro

Procedimento

- Aqueça o recipiente 1 (pequeno) contendo água até a temperatura de 50°C (utilize o termômetro para medir a temperatura e o cronômetro para marcar o tempo gasto).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Repita o mesmo procedimento com o recipiente 2.

Em qual dos dois recipientes a água atingiu 50 °C em um período menor de tempo? No recipiente 1.

Discussão dos resultados

Ambos os recipientes estão com a mesma temperatura, mas a quantidade de calor em cada um deles é diferente. A prova disso é que se gasta muito mais energia para aumentar a temperatura no recipiente 2, daí o maior tempo gasto.

Em um efeito reverso, seria preciso um tempo muito maior para resfriar a água contida no recipiente 2, pois apesar de estar a uma mesma temperatura (50 °C), esse recipiente comporta maior quantidade de calor.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola  

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Confira esta sugestão de aula experimental sobre entalpia de combustão que comprova que a entalpia da combustão completa é mais energética que a da incompleta.
Com esse experimento, o professor pode ajudar os alunos a entenderem o conceito de entalpia, o uso de calorímetros e os cálculos do calor transferido.
Esse projeto pode ser desenvolvido na escola visando reciclar caixas de leite que iriam para o lixo e ajudar famílias pobres com o aquecimento de casas de madeira.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola