Professor, abordar o gênero textual charge nas aulas de língua portuguesa é fundamental para a construção do pensamento crítico de seus alunos. As charges são poderosos veículos de comunicação, constituindo um gênero que alia a força das palavras a imagens e muito bom humor. A sátira é a principal característica do gênero charge. No Brasil, é comumente utilizada com a intenção de tecer críticas políticas e sociais, sempre preservando como traço predominante o humor. Nossa sugestão de aula sobre charges tem por objetivo apresentar esse importante gênero, bem como levar os alunos a identificarem aspectos nele inscritos, como a ironia e o perfeito entrelaçamento entre linguagens verbal e não verbal.
As charges abaixo foram retiradas do Exame Nacional do Ensino Médio e podem ser discutidas e analisadas principalmente com os alunos do Ensino Médio, servindo como um importante exercício de interpretação textual. São apenas sugestões, você também pode pedir aos alunos que pesquisem sobre o tema e levem para a sala de aula outros exemplos, encontrados principalmente em revistas e jornais, impressos ou virtuais.
A proposta de aula sobre charges tem como objetivo analisar os aspectos linguísticos do gênero, bem como permitir que os alunos analisem o contexto político-social, elemento que geralmente está presente nos textos verbais e nas imagens. Dessa forma, os alunos estarão em contato não apenas com a visão burocrática do gênero, mas também com seus usos sociais. Analisadas as diferentes imagens, os alunos poderão também criar suas próprias charges — individualmente ou em grupos — e expô-las para os colegas. Boa aula!
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)