Topo
pesquisar

Como ensinar os níveis de organização em Biologia

Estratégias de Ensino

Os níveis de organização em Biologia facilitam o entendimento dos sistemas biológicos, portanto, são fundamentais técnicas que ajudem o seu ensino na sala de aula.
PUBLICIDADE

Sabemos que existem diferentes níveis hierárquicos de organização em Biologia, que vão desde o átomo até a biosfera:

Átomos → Moléculas → Organelas → Células → Tecido → Órgão → Sistema → Organismo → População → Comunidade → Ecossistema → Biosfera

Esses níveis ajudam a compreender melhor os sistemas biológicos e devem estar claros para os alunos. Para isso, algumas estratégias podem ser utilizadas, sendo uma delas a criação de uma escala.


Criação da escala

Inicialmente é preciso explicar o conteúdo aos alunos para que não haja dúvidas sobre o tema. Posteriormente divida a sala em 12 grupos e encarregue cada grupo de trabalhar com um nível hierárquico diferente. Os níveis mais complexos podem conter uma maior quantidade de participantes.

Para montar a escala, pode-se utilizar cartolina, a qual será cortada em diferentes tamanhos a depender do nível que está sendo estudado. É interessante fazer o nível subsequente com um aumento considerável em relação ao anterior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em cada nível, deve-se fazer um desenho que represente bem o que está sendo indicado. Por estarmos construindo uma escala, é fundamental a atenção a alguns detalhes, como a atenção à célula que pertencerá ao tecido ilustrado e ao tecido que fará parte do órgão que estará no próximo nível. Pode-se fazer, por exemplo, uma célula muscular, um tecido muscular estriado cardíaco, um coração e o sistema cardiovascular representando o nível hierárquico do sistema.

Com todos os níveis devidamente ilustrados, basta colar a escala em uma parede da sala de aula ou mesmo em outro local da escola para exposição. É importante salientar que a construção de modelos desenvolve a criatividade dos alunos, estimula o trabalho em grupo e, é claro, contribui para a fixação do conteúdo.

Boa aula!

Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola