Whatsapp

Aulas lúdicas para o ensino de Biologia e Ciências

Estratégias de ensino-aprendizagem

Metodologias diferentes são fundamentais para o aprendizado do aluno. Por isso, aulas lúdicas para o ensino de Biologia e Ciências podem auxiliar na fixação desses conteúdos.
Aulas diferentes estimulam o aprendizado dos alunos
Aulas diferentes estimulam o aprendizado dos alunos
PUBLICIDADE

Muitas vezes, nós, professores, ficamos restritos a ministrar aulas expositivas, fugindo pouco do quadro e giz. Algumas vezes essa escolha é baseada na comodidade, uma vez que essas aulas são mais fáceis de elaborar. Entretanto, o aprendizado obtido por meio dessa metodologia é bem inferior quando comparado ao de outras.

Na Biologia e Ciências, por exemplo, frequentemente lidamos com temas que não despertam a curiosidade dos alunos. Processos e nomes complexos tornam a aula facilmente desmotivante e de difícil assimilação por parte dos alunos. Sendo assim, procurar metodologias diferentes é essencial para melhorar o aprendizado em sala de aula.

Diante dessa realidade, é cada dia mais comum o uso de atividades lúdicas em aulas de Biologia, Ciências e também de outras disciplinas. Chamamos de atividades lúdicas aquelas que estimulam e causam prazer nas pessoas que estão envolvidas, tais como jogos e brincadeiras.

A utilização dessas atividades pode contribuir positivamente para a construção do conhecimento do aluno. Os jogos, por exemplo, fazem com que os estudantes sejam desafiados e busquem as respostas para determinado problema. Além disso, fazem com que eles aprendam a interagir, ajudem o colega e também respeitem regras. As atividades lúdicas também atuam estimulando a criatividade e melhorando a autoestima.

Outro ponto importante dessas atividades é que elas tornam a rotina escolar mais leve e com menos pressão. Ao preparar-se para uma prova, por exemplo, o aluno está sob pressão de conseguir boas notas, o que faz com que o estudo seja obrigatório. Quando estamos brincando, por outro lado, não existe o peso das notas e o conhecimento torna-se prazeroso. Sendo assim, é importante não tornar o jogo uma imposição, e sim uma atividade que todos queiram participar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante destacar que as aulas lúdicas necessitam de grande dedicação do professor, que deve orientar a aula e guiar o aprendizado. Preparar a aula com cuidado e compreender os objetivos que devem ser alcançados são fundamentais para que a atividade tenha sucesso.

Outro ponto fundamental é deixar que os alunos divirtam-se e entreguem-se à atividade proposta. Se o professor ficar evidenciando a cada momento o que deverá ser aprendido naquela aula, o aluno perderá o interesse na metodologia aplicada. Sendo assim, o papel do professor é estimular a atividade e não deixar que ela perca o foco.

Diante da importância das atividades lúdicas para o ensino de Biologia e Ciências, separamos alguns exemplos de brincadeiras e atividades, são eles:

- Aprendendo sobre a dengue de uma forma divertida;

- Bingo das ervilhas como forma de ensinar Genética;

- Bingo dos vertebrados;

- Jogo de perguntas e respostas para a aula de Biologia;

- Jogo do Sistema Digestório;

- Júri simulado: clones;

- Músicas de Biologia para o ensino;

- Trabalhando os sentidos em sala de aula.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Artigos Relacionados
Veja como fazer para que seus alunos aprendam tudo sobre a dengue de uma forma divertida.
Bingo dos vertebrados: O uso de atividades lúdicas pode auxiliar na fixação de conteúdos.
Descubra uma forma diferente de ensinar os níveis de organização em Biologia clicando aqui! Mostraremos uma metodologia para aplicar em sala e garantir um melhor resultado dos alunos no aprendizado desse importante ponto da Biologia, o qual é fundamental para a compreensão do funcionamento dos sistemas biológicos.
Aprenda a utilizar o jogo Pokémon GO nas aulas de Biologia e perceba que os jogos eletrônicos também podem ser uma ferramenta didática.
Conheça aqui uma ideia diferente de jogo de perguntas e respostas para a aula de Biologia!
Jogo do Sistema Digestório: Uma maneira divertida de aprender mais sobre os órgãos do sistema digestório.
Clique para ter acesso a uma proposta de aula sobre clones que envolve a execução de um júri simulado!
Sugestões para que esta estratégia de ensino seja, de fato, efetiva.
Descubra por que o Bingo das Ervilhas como forma de ensinar Genética pode trazer grandes avanços no ensino dessa disciplina.
Uma professora de Goiânia/GO criou uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro para montar uma oficina de robótica em uma escola pública.
Uma maneira prática e barata de fixar o conteúdo sobre órgãos dos sentidos
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola