A reciclagem é o ato de recuperar de modo total ou parcial algum produto para que seja utilizado como matéria-prima para produzir um novo produto.
A reciclagem é um assunto muito importante que deve ser discutido em sala de aula, pois é uma das possíveis soluções para o problema ambiental do lixo. Este é um tema de caráter interdisciplinar que pode ser abordado com a cooperação entre professores de química, biologia, geografia, entre outros.
Vários materiais, tais como plásticos, metais, vidro, tecidos e o papel, podem passar por processos de reciclagem que trazem contribuições ambientais inegáveis. No caso do papel, isso representa uma redução no desmatamento de árvores, visto que no Brasil, por exemplo, 80% do papel produzido é feito a partir da madeira. Para se ter uma ideia, a reciclagem de uma tonelada de papel poupa 22 árvores. Também economiza outros recursos naturais como a água, a energia elétrica (consome 71% menos de energia elétrica) e polui menos o ar em 74%.
Outro aspecto vantajoso da reciclagem do papel é que o volume de lixo é reduzido, tendo em vista que um papel comum e o papelão demoram cerca de seis meses para se decomporem, já jornais e revistas podem ficar intactos por décadas!
Entre os processos envolvidos na reciclagem do papel estão a catação, a moagem (pasta de celulose) e a fabricação.
Aqui ensinaremos uma atividade prática que o professor pode realizar com os alunos a fim de produzir um papel reciclado, estudar alternativas para a reciclagem desse tipo de lixo e conscientizar os alunos sobre a importância de realizarem em suas casas a coleta seletiva para destinar os materiais adequados para a reciclagem.
Materiais necessários:
Procedimento:
Para incrementar ainda mais o projeto, o professor pode produzir materiais com os alunos a partir do papel reciclado que eles mesmos fizerem, como agendas.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química