Topo
pesquisar

Como quebrar uma régua usando a pressão atmosférica

Estratégias de ensino-aprendizagem

Esse experimento consiste em quebrar uma régua de madeira fazendo uso somente de uma folha de papel e da pressão atmosférica que atua sobre nós.
PUBLICIDADE

É sempre interessante mostrar para os alunos que a Física está inserida na vida cotidiana. Sendo assim, cabe ao professor inserir em suas aulas alguns exemplos da Física a que uma pessoa está sujeita diariamente. Embora muitos alunos achem essa disciplina “chata”, o professor tem o compromisso de torná-la mais atrativa. Para isso, ele pode contar com diversas atividades experimentais que auxiliarão na explanação do conteúdo bem como auxiliarão o aluno em seu aprendizado.

Esta atividade física é considerada de baixo custo e pode ser realizada por toda a turma ou por grupos de alunos. O experimento tem por finalidade demonstrar a que pressão atmosférica estamos sujeitos.

Para a realização desse experimento serão necessários os seguintes materiais: uma régua ou um pedaço de madeira com formato de régua e uma folha de papel.

Realizando o experimento

Vejamos a figura acima. Primeiramente você deve colocar a régua bem à beira de uma mesa suporte. Veja na figura que a régua deve ficar com uma metade para fora da mesa. Em seguida, com uma folha de papel, cubra a metade da régua que se encontra sobre a mesa. Certifique-se de que o papel esteja bem liso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Agora, com muita força, bata, de cima para baixo, na extremidade da régua que se encontra fora da mesa. É certo que a régua quebrará.

Explicando a atividade

A força exercida pela atmosfera sobre o papel é suficiente para segurar a régua no lugar, no momento da batida. Você pode fazer a conta: essa força é igual à área do papel multiplicada pela pressão atmosférica.

F=P.A

Se o papel tiver dimensões de 20 cm x 20 cm, sua área será:

A=02 .0,3=0,06 m2

A pressão atmosférica é de 1,01 x 105 Pa, ou N/m2. A força será:

F = 1,01 x 105  x 0,06=6.079,5 N

Ou equivalente a 607,9 kg.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Coloque a régua sobre a mesa e cubra-a com a folha de papel, deixando metade da régua para fora da mesa
Coloque a régua sobre a mesa e cubra-a com a folha de papel, deixando metade da régua para fora da mesa
Estratégias de ensino-aprendizagem Cama de faquir de baixo custo
Aprenda a realizar uma experiência didática sobre diferença de pressão
Estratégias de ensino-aprendizagem Experimento sobre diferença de pressão
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola