Topo
pesquisar

Como tornar a aula de inglês mais interessante?

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


O interesse na aula depende também da conduta do professor em sala!

Quem é professor sabe: no geral, quando se fala de aula de educação física, os alunos ficam em alvoroço. Quando é época dos jogos de competição estão em alerta total!

A aula de inglês deveria ser assim: esperada, ansiada, desejada!
Se você, professor, não está preso à política de ensino tradicional e restrita da escola onde leciona, usufrua dessa possibilidade de tornar o inglês mais prazeroso. Esta condição pode ser causada através da geração de expectativa de aprendizagem, veja algumas dicas:

- Tenha sempre um assunto interessante para abordar e discutir com a turma: temas atuais ou que correspondem com o que podem estar passando.

- Considere temas que despertam o interesse em relação à faixa etária da turma. Para alguns, discutir sobre relacionamento entre pais e filhos será muito bom, para outros, saber qual é o animal mais feroz do mundo será empolgante!

- Interaja com os alunos: pergunte a opinião deles, discuta sobre os temas, faça com que reflitam! Pode ser em português mesmo, pois no geral, em escolas regulares, os alunos não são fluentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Leia o texto devagar e em voz alta; depois peça alguns que leiam para a turma e após solicite leitura silenciosa.

- Nesta última etapa, deixe uma atividade para ser realizada: grifar os verbos no presente, os pronomes, as palavras conhecidas.

- Comece o texto a partir das palavras que os alunos conhecem, pois se sentirão mais íntimos da língua.

- Passe uma atividade que trabalhe as habilidades essenciais: fala, escrita, audição.

- Sempre englobe a interação na sala de aula e haja como mediador do ensino e não como modelo e centro das atenções.

Se os alunos se comunicam, se distraem e sentem que aprenderam algo, estarão na expectativa para saber qual é o assunto da próxima aula.

Trabalhe a gramática dentro do texto e sempre após a discussão, reflexão e exposição de pontos de vista, ou seja, do desenvolvimento crítico dos alunos.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português/Inglês
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Muito além da gramática - Vá com seus alunos onde ninguém foi: muito além da gramática!

Inglês - Estrategias de ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola