Quem é professor sabe: no geral, quando se fala de aula de educação física, os alunos ficam em alvoroço. Quando é época dos jogos de competição estão em alerta total!
A aula de inglês deveria ser assim: esperada, ansiada, desejada!
Se você, professor, não está preso à política de ensino tradicional e restrita da escola onde leciona, usufrua dessa possibilidade de tornar o inglês mais prazeroso. Esta condição pode ser causada através da geração de expectativa de aprendizagem, veja algumas dicas:
- Tenha sempre um assunto interessante para abordar e discutir com a turma: temas atuais ou que correspondem com o que podem estar passando.
- Considere temas que despertam o interesse em relação à faixa etária da turma. Para alguns, discutir sobre relacionamento entre pais e filhos será muito bom, para outros, saber qual é o animal mais feroz do mundo será empolgante!
- Interaja com os alunos: pergunte a opinião deles, discuta sobre os temas, faça com que reflitam! Pode ser em português mesmo, pois no geral, em escolas regulares, os alunos não são fluentes.
- Leia o texto devagar e em voz alta; depois peça alguns que leiam para a turma e após solicite leitura silenciosa.
- Nesta última etapa, deixe uma atividade para ser realizada: grifar os verbos no presente, os pronomes, as palavras conhecidas.
- Comece o texto a partir das palavras que os alunos conhecem, pois se sentirão mais íntimos da língua.
- Passe uma atividade que trabalhe as habilidades essenciais: fala, escrita, audição.
- Sempre englobe a interação na sala de aula e haja como mediador do ensino e não como modelo e centro das atenções.
Se os alunos se comunicam, se distraem e sentem que aprenderam algo, estarão na expectativa para saber qual é o assunto da próxima aula.
Trabalhe a gramática dentro do texto e sempre após a discussão, reflexão e exposição de pontos de vista, ou seja, do desenvolvimento crítico dos alunos.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras Português/Inglês
Equipe Brasil Escola