Falar sobre métodos contraceptivos nem sempre é fácil. Apesar de a maioria dos alunos afirmar que conhece bem o tema e sabe como se prevenir de doenças e de uma gestação indesejada, algumas vezes o conhecimento por eles adquirido possui alguns conceitos errôneos e até mesmo sem embasamento científico. Diante desse cenário, é fundamental que o professor de Biologia esteja preparado para ensinar esses alunos não apenas para a prova, e sim para a vida.
Como sugestão de aula sobre métodos contraceptivos, apresentamos a criação de um folheto explicativo sobre o tema. Esse folheto terá como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos que estarão montando o material e também transmitir o conhecimento adquirido para outras séries, uma vez que a proposta é que o material seja distribuído em outras salas.
Para a criação do folheto, é necessário inicialmente que os alunos façam uma pesquisa aprofundada sobre o tema e conheçam o índice de falha de cada método, suas contraindicações, suas vantagens e desvantagens. Nesse momento é importante que o professor oriente seus alunos sobre o que procurar, realizando até mesmo uma palestra sobre o tema para retirar possíveis dúvidas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Feita a pesquisa, é necessário criar o folheto. É importante que a montagem seja feita no computador para garantir uma maior qualidade, principalmente no que diz respeito às imagens. Nesse ponto pode ser interessante realizar uma parceria com o professor de informática. Além desse profissional, solicitar a revisão do professor de Português pode contribuir para a qualidade do folheto produzido.
É importante que os alunos participem da criação de todo o folheto, desde a escolha de imagens até a distribuição para outras turmas. Nesse ponto é importante destacar que séries iniciais não possuem a maturidade adequada para lidar com o tema, sendo assim, eles devem escolher turmas em que a sexualidade já faça parte do conteúdo a ser ministrado para a distribuição do material.
Ao entregar os folhetos, é importante que os alunos façam uma pequena explanação sobre o tema e expliquem para os colegas a importância do material que estão entregando. Essa metodologia pode ser aplicada também em eventos escolares, tais como feiras de ciência e semanas da saúde.
Boa aula!
Por Ma. Vanessa dos Santos