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Confecção de modelos de vírus

Estratégias de ensino-aprendizagem

Com esta aula prática, seus alunos aprenderão as diferenças morfológicas dos vírus através da confecção de modelos.
Os vírus apresentam diversas diferenças morfológicas.  Observe acima o vírus da Hepatite B
Os vírus apresentam diversas diferenças morfológicas. Observe acima o vírus da Hepatite B
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O tema vírus é bastante interessante e sempre atual, uma vez que em todo o tempo somos alvos de doenças virais. Entretanto, nem sempre é possível criar uma aula estimulante e diferente a respeito do tema. A proposta aqui apresentada é a confecção de um modelo de vírus a fim de que os alunos compreendam a diversidade morfológica desses seres e despertem o interesse pelo assunto.

Para a realização desta aula, é necessário um conhecimento prévio sobre o tema e que sejam separados alguns exemplos para que os alunos possam analisar os diversos tipos de vírus. A seguir, estão as figuras de alguns vírus que podem servir de inspiração:

Observe a morfologia do vírus da raiva
Observe a morfologia do vírus da raiva

Analise as características de um vírus bacteriófago
Analise as características de um vírus bacteriófago

Examine as características morfológicas do HIV
Examine as características morfológicas do HIV

Para montar o modelo, você precisará de materiais simples, tais como:

- Argila;

- Bolas de isopor;

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- Papéis coloridos;

- Palitos de madeira;

- Cola;

- Fita adesiva;

- Tinta de cores variadas e pincéis.

Outros materiais podem ser necessários e vão variar de acordo com a criatividade de seus alunos.

Após a separação do material e a escolha dos modelos, basta começar a criar!

Esta aula poderá ser realizada com a colaboração do professor de artes. Além disso, se quiser trabalhar com a escala correta, a ajuda de um professor de Matemática pode ser válida.

Após a criação dos modelos dos vírus, monte uma exposição na escola. Você pode pedir também que seus alunos estudem algumas características das doenças causadas por esses vírus e expliquem aos visitantes da exposição.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

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