Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Criação de videoaula como forma de avaliação

A criação de uma videoaula como forma de avaliação poderá estimular os alunos a ampliarem seu conhecimento sobre o conteúdo, além de exercitarem a criatividade.
O celular pode ser utilizado para a confecção de videoaulas
O celular pode ser utilizado para a confecção de videoaulas
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A educação está passando por profundas transformações e cabe a nós, professores, estar informados a respeito dessas mudanças. As novas tecnologias, por exemplo, são uma realidade e devemos aproveitá-las em nosso favor.

É cada vez mais comum que os alunos façam uso da internet para tirar dúvidas sobre algum conteúdo. Assim sendo, a sugestão de aula aqui apresentada é a produção de uma videoaula de biologia pelos alunos como forma de substituir os tradicionais seminários.

Para essa aula, você precisará de:

→ Equipamentos para gravação: Sugere-se a utilização de equipamentos simples, como um telefone celular;

→ Roteiro;

→ Um local para filmagem equipado com data-show, laboratório ou ambiente externo, como o jardim de uma casa.

É importante que primeiramente o professor estipule um tema para cada aluno ou grupo de alunos. Após esse momento, é fundamental que seja oferecido um tempo para pesquisa e levantamento de dados. Após avaliar o conteúdo pesquisado, o professor deverá deixar a criatividade do aluno fluir para que ele monte sua própria aula.

Algumas dicas para a produção da gravação devem ser dadas aos alunos, tais como utilizar roupas adequadas, estudar bem o conteúdo antes de realizar a gravação, montar um roteiro e ficar atento aos barulhos próximos ao local de filmagem. Vale destacar, no entanto, que os alunos não são profissionais e, portanto, cometerão vários erros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Suponhamos, por exemplo, que a aula a ser montada seja de anatomia. O aluno poderá levar peças anatômicas para o laboratório e explicar com detalhes as estruturas. Em uma aula de Botânica, o aluno pode, por exemplo, fazer uma filmagem explicando as plantas de seu jardim. A criatividade determinará como será produzido o vídeo.

Após a criação dos vídeos, o professor deverá montar uma sessão para que todos possam assistir às aulas criadas. É importante que nesse momento não sejam feitos comentários depreciativos sobre os vídeos, pois isso poderá desestimular o aluno.

Com essa aula, espera-se que os alunos aprofundem seu conhecimento sobre o tema pesquisado e exercitem sua criatividade. Além disso, a mudança na estrutura do trabalho faz com que eles se sintam mais estimulados, aumentando, assim, a participação.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos