Topo
pesquisar

De olho no menisco

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Qual a medida indicada pelo menisco?

Para fornecer a medida exata do líquido contido na proveta, qual seria seu palpite? Alguns diriam 18,20 mL, mas poucos arriscariam por 18 mL, pois saiba que esta é a resposta certa, o que faz muita diferença na hora de medir com precisão.

A presente prática constitui material de apoio para inserir os seguintes conteúdos de Química:

• Utilização correta dos instrumentos de laboratório;

• Análises volumétricas;

• Unidades de medida;

• Forças intermoleculares.

As análises volumétricas que utilizam os aparelhos proveta, pipeta, bureta, entre outros, necessitam de uma atenção especial na hora de definir o menisco, mas que palavra é essa?

A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mas por que o líquido dentro do recipiente toma esta forma curva?

As moléculas do líquido são atraídas pelas moléculas do tubo de vidro, as forças intermoleculares atuantes neste caso são maiores que entre as moléculas do próprio líquido. Isto dá origem ao "menisco", uma forma curvada na parte superior da superfície do líquido.

Conclusão: o menisco é formado pela atração do líquido pelo vidro, uma forma de “querer grudar”, se não fosse por isso teríamos uma linha horizontal (reta) demarcando o volume do líquido.

Esta força intermolecular é muito intensa na molécula de água, ela torna possível que uma agulha flutue sobre a água apesar de ter a densidade superior.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais!

Água
– saiba mais sobre as forças intermoleculares atuantes.   

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Na titulação ácido-base, uma solução de concentração conhecida é gotejada sobre outra solução de concentração desconhecida
Estratégias de ensino-aprendizagem Titulação na prática
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola