Topo
pesquisar

Água

Estratégias de Ensino

A água é um bem precioso e por esse motivo é preciso utilizá-la de forma inteligente, para evitar seu desperdício.
PUBLICIDADE

Elemento precioso para a vida, a água está presente em nosso corpo e nos alimentos e bebidas que ingerimos. É utilizada para refrescar nos dias quentes de verão, para higienização pessoal, para lavar a louça, o carro, a casa, entre tantas outras atividades, além de ser utilizada na fabricação de inúmeros produtos.

A água é uma substância inodora, incolor e insípida, constituída por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, sendo a única substância que se altera naturalmente em sólido, líquido ou em gás (vapor de água). A água cobre cerca de 70% da superfície terrestre, mas, desse total, apenas 0,5% está disponível para o consumo humano, de animais e de plantas, estando o restante na forma de gelo ou água salgada.

Já vimos em noticiários que a água do planeta está acabando, mas não é a quantidade de água que está diminuindo, e sim a procura por ela que está ficando cada vez maior. Há também outro fator agravante: sua poluição.

É extremamente importante que todos se conscientizem sobre o valor da água para os seres vivos e entendam o que a falta dela pode nos causar.

Uma atividade fácil pode ser feita de forma simples em sala de aula, utilizando materiais baratos e de fácil acesso. Para essa atividade serão utilizados os seguintes materiais: uma garrafa pet transparente de dois litros com tampa, água, um copo de 200 ml e um copo de 50 ml.

O professor deve encher a garrafa pet com água e pedir aos alunos que imaginem que dentro daquela garrafa está toda a água do mundo. Nesse momento, eles podem ser indagados acerca de diversos assuntos, como: “Que tipo de água temos em nosso planeta?”; “Onde existe água em nosso planeta?”; “Será que toda a água que temos no mundo é potável?”; “Por que a água é tão importante para a vida?”; “Quais organismos precisam de água?”; “O que pode acontecer se um ser vivo ficar sem água?”; “De que forma você consome água?”, entre tantas outras perguntas.

Depois de questionar os alunos, o professor deve encher o copo de 200 ml com a água que está dentro da garrafa, informando que aquela quantidade que está no copo é o total de água doce existente em nosso planeta. Em seguida, o professor deve encher o copo de 50 ml com a água que está dentro do copo de 200 ml. O copo de 50 ml representa a água de fácil acesso, como rios, lagos, represas e poços artesianos. Feito isso, o professor enche a tampinha de água da garrafa pet com a água que está dentro do copo de 50 ml, sendo que a tampa da garrafa representa a quantidade aproximada de água doce disponível para o consumo humano.

Ao longo dessa atividade é fundamental que o professor tenha momentos de interação e esclarecimento, pois se trata de uma atividade que visa à conscientização de todos que consomem água. Nessa atividade, o professor também pode trabalhar o ciclo da água, como ela é utilizada pelas plantas e animais, como ocorre a purificação da água e quais são as propriedades da água.

Depois da atividade, o professor pode pedir aos alunos sugestões de como evitar o desperdício de água; e, se houver possibilidade, promover fóruns e debates com outras turmas da escola


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

É preciso que os alunos tenham consciência do que é o efeito estufa
Estratégias de Ensino Atividade sobre efeito estufa
O consumidor consciente tem a percepção de que seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a toda a coletividade e às futuras gerações
Estratégias de Ensino Consumo consciente
Os oceanos são muito importantes para a vida na Terra. (Créditos: Agência Petrobras / Marcelo Vallin)
Estratégias de Ensino Importância dos ambientes marinhos
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola