Whatsapp

Água

Estratégias de ensino-aprendizagem

A água é um bem precioso e por esse motivo é preciso utilizá-la de forma inteligente, para evitar seu desperdício.
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios
O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios
PUBLICIDADE

Elemento precioso para a vida, a água está presente em nosso corpo e nos alimentos e bebidas que ingerimos. É utilizada para refrescar nos dias quentes de verão, para higienização pessoal, para lavar a louça, o carro, a casa, entre tantas outras atividades, além de ser utilizada na fabricação de inúmeros produtos.

A água é uma substância inodora, incolor e insípida, constituída por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, sendo a única substância que se altera naturalmente em sólido, líquido ou em gás (vapor de água). A água cobre cerca de 70% da superfície terrestre, mas, desse total, apenas 0,5% está disponível para o consumo humano, de animais e de plantas, estando o restante na forma de gelo ou água salgada.

Já vimos em noticiários que a água do planeta está acabando, mas não é a quantidade de água que está diminuindo, e sim a procura por ela que está ficando cada vez maior. Há também outro fator agravante: sua poluição.

É extremamente importante que todos se conscientizem sobre o valor da água para os seres vivos e entendam o que a falta dela pode nos causar.

Uma atividade fácil pode ser feita de forma simples em sala de aula, utilizando materiais baratos e de fácil acesso. Para essa atividade serão utilizados os seguintes materiais: uma garrafa pet transparente de dois litros com tampa, água, um copo de 200 ml e um copo de 50 ml.

O professor deve encher a garrafa pet com água e pedir aos alunos que imaginem que dentro daquela garrafa está toda a água do mundo. Nesse momento, eles podem ser indagados acerca de diversos assuntos, como: “Que tipo de água temos em nosso planeta?”; “Onde existe água em nosso planeta?”; “Será que toda a água que temos no mundo é potável?”; “Por que a água é tão importante para a vida?”; “Quais organismos precisam de água?”; “O que pode acontecer se um ser vivo ficar sem água?”; “De que forma você consome água?”, entre tantas outras perguntas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Depois de questionar os alunos, o professor deve encher o copo de 200 ml com a água que está dentro da garrafa, informando que aquela quantidade que está no copo é o total de água doce existente em nosso planeta. Em seguida, o professor deve encher o copo de 50 ml com a água que está dentro do copo de 200 ml. O copo de 50 ml representa a água de fácil acesso, como rios, lagos, represas e poços artesianos. Feito isso, o professor enche a tampinha de água da garrafa pet com a água que está dentro do copo de 50 ml, sendo que a tampa da garrafa representa a quantidade aproximada de água doce disponível para o consumo humano.

Ao longo dessa atividade é fundamental que o professor tenha momentos de interação e esclarecimento, pois se trata de uma atividade que visa à conscientização de todos que consomem água. Nessa atividade, o professor também pode trabalhar o ciclo da água, como ela é utilizada pelas plantas e animais, como ocorre a purificação da água e quais são as propriedades da água.

Depois da atividade, o professor pode pedir aos alunos sugestões de como evitar o desperdício de água; e, se houver possibilidade, promover fóruns e debates com outras turmas da escola


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Artigos Relacionados
Educação ambiental em prol da vitalidade do planeta.
Conhecer os problemas ambientais que os oceanos enfrentam para conservá-los.
Discutindo as conseqüências do aquecimento global em sala de aula.
Se o aquecimento da Terra pelos gases estufa permite que o nosso clima seja mais ameno, então por que nos preocupamos tanto com o efeito estufa? Saiba mais aqui!
A biodiversidade brasileira é muito significativa: quase 10% das espécies conhecidas são encontradas aqui. Assim, é importante conhecer a biodiversidade brasileira.
Faça o teste com seus alunos e descubra se eles praticam o consumo consciente.
Veja como trabalhar com seus alunos a importância dos ambientes marinhos.
Um trabalho para criar a consciência da preservação, contra a poluição.
Professor, clique aqui e veja como abordar os temas da Conferência Rio+20 em sala de aula.
Torne sua aula sobre o ciclo da água mais interessante e proveitosa utilizando o terrário para explicar esse e outros processos ecológicos.