Topo
pesquisar

De onde vem o giz professora?

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Giz: ferramenta usada para a obtenção do conhecimento.


De onde vem o giz professora? Essa é uma pergunta com a qual o professor pode se deparar nas séries iniciais da Educação, é um questionamento típico de criança: saber de onde vêm os objetos.

O giz é um material escolar usado para escrever no quadro, seria difícil acreditar que é proveniente de uma rocha? O giz é feito do calcário retirado das rochas sedimentares.

Perguntas como: o que é rocha sedimentar e calcário? podem surgir, então acompanhe a definição:

Quando as rochas ficam muito antigas, o que leva milhares de anos, elas se decompõem em pequenos pedaços e se acumulam no fundo de rios e mares. Com o passar do tempo as águas presentes nestes lugares secam restando apenas os pedaços de rochas endurecidos: daí o nome rocha sedimentar, porque são formadas dos sedimentos de outras rochas que passaram por uma solidificação.

Veja algumas das utilizações das rochas deste tipo: elas podem se encontrar na forma de areia, calcário e argila. A argila é usada para a obtenção de objetos ornamentais (vasos decorados), a areia tens várias utilidades nas construções e o calcário é que vai originar nosso objeto de estudo: o giz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como já foi dito, o calcário é um derivado das rochas sedimentares, mas como é usado na obtenção do giz? Uma mistura de gesso (CaSO4), água (H2O) e Calcário (CaCO3) dá origem ao giz, que tem sua utilização desde a educação infantil até a adulta.

Justamente por isso não será difícil demonstrar na prática este contexto: o principal ingrediente você já tem que é o giz, então coloque-o para dissolver em copo de água e peça aos alunos que observem a sua decomposição (um fino pó que se desprende). Neste pó se encontra o gesso e o calcário.

O calcário é também denominado de carbonato de cálcio, e tem sua aplicação em outros produtos além do giz. O CaCO3 é aplicado na indústria para se obter a cal viva que é usada para pintar muros e paredes e em argamassas.


Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Cálcio

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola