Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Diminuindo a tensão superficial da água

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A água se mantém sobre a moeda.
A água se mantém sobre a moeda.

É possível diminuir a tensão superficial da água? Este experimento demonstra uma forma simples para isso, portanto, este conteúdo se torna bem interessante para professores que queiram demonstrar, na prática, as propriedades dos líquidos.

Material

2 moedas de 10 centavos
Conta-gotas
Água
Papel toalha

Procedimentos

Coloque uma das moedas sobre uma mesa (ou outra superfície retilínea) e pingue cuidadosamente algumas gotas de água sobre o centro da moeda. Para esta tarefa, utilize o conta-gotas. Tome o cuidado de parar de acrescentar água no instante em que toda a superfície da moeda tiver sido encoberta pelo líquido.

Repita o procedimento com a outra moeda, mas desta vez faça um preparo preliminar: acrescente à face da moeda uma gota de detergente e espalhe sobre a superfície da mesma. Seque o excesso de detergente com um papel toalha e prossiga colocando gotas de água. Quantas você conseguiu colocar agora?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resultados

Na primeira moeda é possível colocar mais gotas, até que elas formem uma grande gota, como a mostrada na imagem inicial. Já a segunda moeda não comporta as gotas de água, estas tendem a escoar da superfície escorregadia da moeda.

O detergente que foi acrescentado à segunda moeda fez com que sua face não acomodasse gotas de água como no primeiro caso. Por quê?

Explicação química

A tensão superficial mantém a água coesa (moléculas fortemente unidas), é como se houvesse uma superfície elástica na sua superfície. O detergente diminui a tensão superficial da água, fazendo com que ela derrame. O resultado é um número menor de água na superfície da moeda.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola