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Dominó pedagógico para o ensino de sinonímia e antonímia

A utilização de jogos pedagógicos permite, por meio da ludicidade, uma aprendizagem mais natural dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
O uso de jogos pedagógicos transformam e facilitam a aprendizagem da língua
O uso de jogos pedagógicos transformam e facilitam a aprendizagem da língua
Crédito: shutterstock
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  • Por que utilizar jogos pedagógicos?

A falta de motivação em sala de aula deve-se, muitas vezes, à repetição de metolodogias que não despertam o interesse do aluno. Para modificar esse cenário, os jogos pedagógicos são uma excelente ferramenta de ensino, que permite, entre outras coisas, aproximar o aluno da realidade do que está sendo ensinado e tranformar esses conteúdos em vivência.

No jogo pedagógico de que trataremos neste artigo, será proposto o uso de um dominó para desenvolver o aprendizado de sinonímia e antonímia.

Dados da aula:

→ Objetivos:

- Desenvolver os conceitos de sinônimos e antônimos;

- Promover a socialização por meio do jogo em duplas;

- Reconhecer novas possibilidades de ensino/aprendizagem por meio de jogos pedagógicos.

→ Duração das atividades:

- 1 aula – 45 minutos.

→ Recursos da aula:

- Quadro de sinônimos e antônimos;

- Fotocópias do dominó (1 por dupla).

→ Público-alvo:

- Alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

→ Orientações metodológicas:

Professor,

O objetivo maior desse jogo é proporcionar a vivência de um recurso de ensino diferente dos utilizados em sala de aula e, também, motivar os alunos quanto ao conteúdo ensinado. Assim, prepare um ambiente onde eles possam ficar à vontade. Se possível, saia da sala de aula.

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Antes de iniciar, certifique-se de que haja o número correto de material, ou seja, um jogo de dominó já recortado e, de preferência, confeccionado em material mais resistente para cada dupla de alunos.

→ Como jogar?

- Separe a peça na qual esteja escrito “Início”;

- Misture as outras peças do dominó com a face virada para baixo;

- Cada jogador deverá receber cinco peças;

- O restante das peças fica no monte para ser comprado, caso seja necessário;

- Comece o jogo com a peça “Início” e, em seguida, cada jogador deve completar o dominó com as pedras que tem. Caso não possua a peça, ele deve ir ao monte de peças uma vez e, porteriormente, passar a vez para o outro jogador;

- O vencedor do jogo será aquele que ficar sem peças mais rapidamente.

OBS: Professor, incentive os alunos a completarem todo o dominó, mesmo os que já estiverem sem peças na mão. Enfatize a importância do aprendizado do conteúdo do jogo.


Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras