A falta de motivação em sala de aula deve-se, muitas vezes, à repetição de metolodogias que não despertam o interesse do aluno. Para modificar esse cenário, os jogos pedagógicos são uma excelente ferramenta de ensino, que permite, entre outras coisas, aproximar o aluno da realidade do que está sendo ensinado e tranformar esses conteúdos em vivência.
No jogo pedagógico de que trataremos neste artigo, será proposto o uso de um dominó para desenvolver o aprendizado de sinonímia e antonímia.
Dados da aula:
→ Objetivos:
- Desenvolver os conceitos de sinônimos e antônimos;
- Promover a socialização por meio do jogo em duplas;
- Reconhecer novas possibilidades de ensino/aprendizagem por meio de jogos pedagógicos.
→ Duração das atividades:
- 1 aula – 45 minutos.
→ Recursos da aula:
- Quadro de sinônimos e antônimos;
- Fotocópias do dominó (1 por dupla).
→ Público-alvo:
- Alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
→ Orientações metodológicas:
Professor,
O objetivo maior desse jogo é proporcionar a vivência de um recurso de ensino diferente dos utilizados em sala de aula e, também, motivar os alunos quanto ao conteúdo ensinado. Assim, prepare um ambiente onde eles possam ficar à vontade. Se possível, saia da sala de aula.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Antes de iniciar, certifique-se de que haja o número correto de material, ou seja, um jogo de dominó já recortado e, de preferência, confeccionado em material mais resistente para cada dupla de alunos.
→ Como jogar?
- Separe a peça na qual esteja escrito “Início”;
- Misture as outras peças do dominó com a face virada para baixo;
- Cada jogador deverá receber cinco peças;
- O restante das peças fica no monte para ser comprado, caso seja necessário;
- Comece o jogo com a peça “Início” e, em seguida, cada jogador deve completar o dominó com as pedras que tem. Caso não possua a peça, ele deve ir ao monte de peças uma vez e, porteriormente, passar a vez para o outro jogador;
- O vencedor do jogo será aquele que ficar sem peças mais rapidamente.
OBS: Professor, incentive os alunos a completarem todo o dominó, mesmo os que já estiverem sem peças na mão. Enfatize a importância do aprendizado do conteúdo do jogo.
Por Mariana Rigonatto
Graduada em Letras