Whatsapp

Ensinando os setores da economia com imagens

Estratégias de ensino-aprendizagem

Os setores da economia – primário, secundário e terciário – podem ser facilmente trabalhados em sala de aula com o uso de imagens.
PUBLICIDADE

Os assuntos referentes à produção do espaço econômico costumam ser os preferidos entre os professores de Geografia para serem ministrados em sala de aula. No entanto, é preciso estar sempre alerta sobre alguns conceitos básicos dessa área do conhecimento, pois se eles não forem compreendidos pelos alunos, poderão se tornar um grande obstáculo para o sucesso das aulas posteriores.

Um desses temas está relacionado aos setores da economia. É comum a maior parte dos alunos confundir, esquecer ou simplesmente não ter conhecimento sobre a diferença entre os setores primário, secundário e terciário. Dessa forma, para estimular o aprendizado e evitar o famoso “decoreba”, o professor poderá fazer o uso de imagens em sala de aula a fim de facilitar o entendimento.

A ideia é bastante simples: fazer o aluno associar os nomes e os conceitos às imagens. Para isso, o professor poderá fazer uso de um projetor de imagens ou de um arquivo impresso distribuído para os alunos.

Sabemos que o setor primário está relacionado à produção de matérias-primas, seja na agricultura, na pecuária ou no extrativismo vegetal e mineral. Dessa forma, o professor deve utilizar imagens referentes a essas atividades.

Exemplos de imagens do setor primário da economia
Exemplos de imagens do setor primário da economia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para o setor secundário, basta fazer o mesmo processo. Como estratégia, o professor pode utilizar primeiro as imagens, perguntando para os alunos o que são as atividades nelas representadas e em seguida explicitar o setor econômico correspondente. Sugere-se o uso de imagens como essa abaixo relacionada.

Exemplo de imagem do setor secundário da economia
Exemplo de imagem do setor secundário da economia

O setor terciário requer, inevitavelmente, um número maior de imagens, uma vez que esse é o setor mais amplo da economia, envolvendo o comércio e os serviços em geral. A fotografia abaixo pode ser acompanhada do exemplo: o rápido aumento do número de empresas de limpeza e vigilância representa o crescimento do setor terciário, processo esse denominado terciarização da economia.

Imagem representativa do setor de serviços
Imagem representativa do setor de serviços

Como atividade de avaliação, o professor poderá utilizar novas imagens e pedir para que os alunos respondam qual o setor da economia referente a cada uma delas.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Artigos Relacionados
As características dos diferentes tipos de trabalho desenvolvidos no setor agropecuário brasileiro.
Plano de aula sobre indústria, Plano de aula sobre indústria no ensino médio, Os conteúdos a serem alcançados em uma aula sobre indústrias, Os conteúdos que devem fazer parte da aula sobre indústrias.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola