Topo
pesquisar

Ensinando os setores da economia com imagens

Estratégias de ensino-aprendizagem

Os setores da economia – primário, secundário e terciário – podem ser facilmente trabalhados em sala de aula com o uso de imagens.
PUBLICIDADE

Os assuntos referentes à produção do espaço econômico costumam ser os preferidos entre os professores de Geografia para serem ministrados em sala de aula. No entanto, é preciso estar sempre alerta sobre alguns conceitos básicos dessa área do conhecimento, pois se eles não forem compreendidos pelos alunos, poderão se tornar um grande obstáculo para o sucesso das aulas posteriores.

Um desses temas está relacionado aos setores da economia. É comum a maior parte dos alunos confundir, esquecer ou simplesmente não ter conhecimento sobre a diferença entre os setores primário, secundário e terciário. Dessa forma, para estimular o aprendizado e evitar o famoso “decoreba”, o professor poderá fazer o uso de imagens em sala de aula a fim de facilitar o entendimento.

A ideia é bastante simples: fazer o aluno associar os nomes e os conceitos às imagens. Para isso, o professor poderá fazer uso de um projetor de imagens ou de um arquivo impresso distribuído para os alunos.

Sabemos que o setor primário está relacionado à produção de matérias-primas, seja na agricultura, na pecuária ou no extrativismo vegetal e mineral. Dessa forma, o professor deve utilizar imagens referentes a essas atividades.

Exemplos de imagens do setor primário da economia

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplos de imagens do setor primário da economia

Para o setor secundário, basta fazer o mesmo processo. Como estratégia, o professor pode utilizar primeiro as imagens, perguntando para os alunos o que são as atividades nelas representadas e em seguida explicitar o setor econômico correspondente. Sugere-se o uso de imagens como essa abaixo relacionada.

Exemplo de imagem do setor secundário da economia
Exemplo de imagem do setor secundário da economia

O setor terciário requer, inevitavelmente, um número maior de imagens, uma vez que esse é o setor mais amplo da economia, envolvendo o comércio e os serviços em geral. A fotografia abaixo pode ser acompanhada do exemplo: o rápido aumento do número de empresas de limpeza e vigilância representa o crescimento do setor terciário, processo esse denominado terciarização da economia.

Imagem representativa do setor de serviços
Imagem representativa do setor de serviços

Como atividade de avaliação, o professor poderá utilizar novas imagens e pedir para que os alunos respondam qual o setor da economia referente a cada uma delas.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola