Ensino do eletromagnetismo: construindo um eletroímã
Ensino do eletromagnetismo: construindo um eletroímã
Construir um eletroímã é uma forma de iniciar o ensino do eletromagnetismo, pois esse dispositivo utiliza corrente elétrica para gerar campo magnético.
O eletromagnetismo é a parte da Física que estuda a relação entre a corrente elétrica e o campo magnético. De acordo com essa teoria:
“Cargas elétricas em movimento dão origem a um campo magnético, da mesma forma que a variação do fluxo magnético gera corrente elétrica.”
Uma forma para o professor de Física iniciar o ensino do eletromagnetismo é construindo um eletroímã. Esse dispositivo utiliza a corrente elétrica para gerar campo magnético. Ele é constituído por um material ferromagnético envolvido por um fio condutor. Quando se estabelece uma corrente elétrica nesse condutor, um campo magnético é gerado e o material ferromagnético passa a ter as propriedades de um imã.
O eletroímã pode ser construído com materiais de baixíssimo custo e o professor pode solicitar aos seus alunos que levem esses materiais para a escola para que também construam o experimento. Veja a seguir como você pode construir um eletroímã:
Os materiais utilizados são:
Uma pilha;
Um prego de ferro de 10 cm;
1 metro de fio de cobre desencapado;
Fita adesiva, clipes e taxinhas.
Montagem do experimento:
enrole o fio de cobre ao redor do prego;
prenda as extremidades do fio nas extremidades da pilha com a fita adesiva;
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
fixe o fio no prego com a fita para evitar que ele desenrole.
Observe na figura abaixo como deve ficar o eletroímã:
Quando o fio é conectado na pilha, ele é percorrido por uma corrente elétrica. Essa corrente gera campo magnético e o prego passa a comportar-se como um imã.
Para explorar o experimento com os alunos, o professor deve pedir que eles aproximem os clipes e as taxinhas do prego e observem se esses objetos serão atraídos. Você também pode colocar uma pilha de voltagem maior para demonstrar como a eficiência do imã aumenta com o aumento da corrente elétrica.
A avaliação nessa aula pode ser feita com o professor solicitando aos alunos que anotem tudo o que foi observado durante a montagem e execução do experimento.
Para finalizar o conteúdo, é interessante mostrar o quanto os eletroímãs estão presentes no nosso cotidiano. Eles são usados em motores de geladeiras e liquidificadores, no telefone, alto-falantes, computadores etc.