Topo
pesquisar

Verificando o campo magnético com uma bússola

Estratégias de ensino-aprendizagem

Campo magnético é uma região do espaço onde se manifesta o magnetismo, através das chamadas ações magnéticas.
PUBLICIDADE

Podemos dizer que para o aprendizado do aluno é interessante que o professor faça uso de diversos recursos que possam auxiliar os alunos no aprendizado. Uma das propostas que mais vêm sendo utilizadas no ensino de física são as atividades experimentais, sejam elas de caráter demonstrativo, de observação ou manipulação. Tais atividades têm sido inseridas em sala de aula visando complementar a proposta de ensino ministrada pelo professor em sala de aula.

Esta atividade é considerada de baixo custo e também é bastante simples de ser realizada. Pode ser feita usando uma bússola artesanal ou usando uma bússola comercial. Em geral, as bússolas comerciais são mais sensíveis e dão melhor resultado.

Inicialmente você pode reproduzir a experiência realizada por Oersted. Para isso, ligue aos polos de uma pilha um fio de comprimento aproximado de 80 cm, formando um circuito simples. Coloque um ramo de fio na horizontal, embaixo da agulha da bússola e paralelo a ela. Feche o circuito e observe o movimento da agulha. Em seguida, repita a experiência colocando o fio em cima da bússola. Veja o que acontece.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segure agora um dos ramos do fio na vertical e feche o circuito. Sobre um plano horizontal qualquer, coloque a bússola em diferentes pontos ao redor do fio e observe a variação de sua orientação.

Inverta a ligação nos polos da pilha a fim de inverter o sentido da corrente e repita a experiência. Faça um esboço gráfico das linhas de campo magnético nas duas situações e veja o que acontece. Com as informações contidas na pilha de sua diferença de potencial e amperagem, peça aos alunos para calcularem o valor aproximado do campo magnético ao redor do fio em um ponto próximo e em um ponto um pouco distante do fio. Comente a respeito dos valores encontrados.

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola