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Ensino da Segunda Guerra Mundial a partir das propagandas de guerra

As propagandas produzidas durante a Segunda Guerra Mundial cumpriam um propósito na luta contra o inimigo e podem servir hoje como fontes para se abordar o conteúdo em sala.
O cinema, seja em curtas, seja em longas-metragens, é uma ótima forma de se estudar História
O cinema, seja em curtas, seja em longas-metragens, é uma ótima forma de se estudar História
Crédito: shutterstok
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A Segunda Guerra Mundial é um dos assuntos mais estudados e que possui maior repercussão na chamada “cultura pop”. Músicas, filmes, séries de TV e jogos são constantemente produzidos utilizando a Segunda Guerra Mundial como temática. Isso abre um importante leque de opções para se estudar o assunto de maneira não convencional – desde que se contextualize o assunto de maneira apropriada. Outra forma não muito convencional de se estudar a temática é

por meio da abordagem das propagandas produzidas na época da guerra.

As propagandas que foram produzidas durante a Segunda Guerra Mundial possuíam objetivos claros: apresentar uma visão demonizada do inimigo e destacar os aspectos negativos de seus regimes. Além disso, essas obras buscavam ressaltar o nacionalismo na própria população, com o objetivo de incentivar as pessoas a contribuir para a guerra.

Apresentaremos neste texto diferentes curtas-metragens produzidos nos Estados Unidos e na União Soviética, seguidos de breves comentários. Trata-se apenas de uma sugestão de aula a partir do uso desses curtas-metragens. A abordagem e a condução da aula ficam a critério de cada professor.

Veja também: Cinco filmes para estudar Segunda Guerra Mundial

Os curtas-metragens americanos selecionados para esta aula são Education For Death e Der Fuehrer’s Face. Como curta soviético, separamos o título Fascist Boot Won't Trample the Soil of Our Motherland, como exemplo principal.

Outras sugestões: The Ducktators (americanos). A Journal of Political Satire № 2 (soviético).

  • Education for Death

Education for Death: The Making of the Nazi foi um curta lançado pela Disney, em 1943
Education for Death: The Making of the Nazi
foi um curta lançado pela Disney, em 1943

Esse curta-metragem foi produzido pela Disney e lançado em janeiro de 1943 com o nome Education for Death: The Making of the Nazi. Foi difundido aqui no Brasil apenas como Educação para a morte. Esse curta-metragem foi baseado em um livro de mesmo nome, escrito pelo autor americano Gregor Ziemer. Hitler’s Children (Crianças de Hitler) foi outro curta-metragem baseado nesse livro e publicado em 1943.

O curta-metragem Education for Death acompanha brevemente a vida de Hans, um alemão que nasceu no período nazista e cresceu sob a égide e a doutrinação do regime. O curta mostra todo o processo educacional de Hans, cujo único objetivo era transformá-lo em um soldado obediente às ordens de Hitler.

O curta apresenta o pouco apreço de Hans (e dos nazistas) pela democracia e mostra como a educação oferecida pelos nazistas preparava os alemães para dominar o mundo e para destruir os valores do mundo ocidental, transmitidos pela arte, pela cultura e pelo cristianismo. No final desse processo de educação, Hans torna-se um soldado nazista convicto, sem vontades nem aspirações. Assim, a educação recebida por ele foi caracterizada como uma “educação para a morte”.

  • Der Fuehrer’s Face

Em Der Fuehrer’s Face, produzido pela Disney em 1943, o Pato Donald é apresentado como cidadão da Alemanha Nazista
Em Der Fuehrer’s Face, produzido pela Disney em 1943, o Pato Donald é apresentado como cidadão da Alemanha Nazista

Der Fuehrer’s Face é outro curta-metragem da Disney, lançado em 1943. A tradução de seu nome para o português é A Face do Führer. Esse curta-metragem apresenta o personagem Pato Donald como um cidadão da Alemanha Nazista. A imagem do regime nazista apresentada retrata a falta de alimentos, a doutrinação constante, que forçava o personagem a gritar “Heil Hitler” a todo momento, além da carga exaustiva de trabalhos.

Existem versões legendadas desse curta-metragem disponíveis, mas é importante ressaltar a perda de sentidos gerada pela tradução. No desenho, a Alemanha é apresentada nas traduções em português como “Nazilândia”, mas, em inglês, o termo utilizado é “Nutzi Land”, composta por duas palavras: nuts (louco) e nazi (nazistas). Esse jogo de palavras deixa uma crítica bem sutil, mas relevante.

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Ao final do curta, toda a trajetória de Pato Donald na Alemanha Nazista é apenas de um pesadelo, e ele acorda comemorando o fato de ser um cidadão americano. Há nessa parte uma exaltação dos valores da sociedade americana, como a liberdade.

  • Ne Toptat' Fashistskomu Sapogu Nasjeh Rodiny (Fascist Boot Won't Trample the Soil of Our Motherland)

Nesse curta soviético produzido pela Soyuzmultfilm, em 1941, os nazistas são apresentados como porcos
Nesse curta soviético produzido pela Soyuzmultfilm, em 1941, os nazistas são apresentados como porcos

Esse curta-metragem soviético foi produzido em 1941 e foi dirigido por Ivan Ivanov-Vano e Alexander Ivanov. A tradução livre do título em inglês é Bota fascista não pisará o solo da nossa pátria-mãe. Esse foi um de uma série de curtas-metragens produzida pela União Soviética durante a luta contra a Alemanha Nazista.

O curta apresenta uma bota com a suástica estampada marchando por diversos países da Europa, como forma de apresentar o expansionismo nazista. Durante essa marcha, são mostrados nazistas bombardeando diversos locais da Europa, e é apresentada uma mensagem sobre os nazistas: “o fascismo trouxe destruição, fome e morte para milhões de pessoas”.

A bota nazista – agora apresentada como um porco fascista – caminha sorrateiramente em direção à União Soviética. Aqui vale uma observação: a forma sorrateira com que o porco se aproxima da União Soviética passa uma ideia de traição nazista. Para entendermos isso, é importante considerarmos que Alemanha e União Soviética estavam sob efeito do Pacto de Não Agressão.

Por fim, quando o soldado nazista pisa em solo soviético, ele é imediatamente surrado. Em seguida, a mensagem “o Exército Vermelho erradicará os bárbaros fascistas da face da terra” é colocada na tela e uma canção começa a ser tocada. A ideia central desse vídeo é apresentar o inimigo de maneira demonizada e instigar o sentimento patriótico de quem o assiste.

Contextualização histórica

Naturalmente, a compreensão desses curtas-metragens por parte dos alunos só será eficaz se houver uma boa contextualização histórica sobre a Segunda Guerra Mundial. Assim, dentro da proposta trazida pelos curtas selecionados, é importante que o aluno possua um conhecimento prévio sobre a história do Nazismo.

Como se trata de Segunda Guerra Mundial, é importante que o aluno entenda todo o processo de expansão territorial dos nazistas pela Europa – motivo determinante para o início da Segunda Guerra Mundial. Por fim, deve-se compreender a luta entre soviéticos e alemães, que marcou a Segunda Guerra Mundial e iniciou-se em 1941, após os alemães darem início à Operação Barbarossa.

Acesse também: Conferência de Munique

Além de contextualizados, é importante que os curtas-metragens sejam problematizados e analisados, abordando-se a forma – muitas vezes jocosa – como o adversário é apresentado, as palavras de ordem e a ideia central apresentada.

Avaliações

Uma boa forma de se avaliar esse tipo de aula é solicitando a elaboração de uma resenha, na qual o aluno apresente sua interpretação sobre o que assistiu. Essa interpretação deve ser embasada no contexto histórico que foi apresentado em sala de aula. A partir do texto produzido, pode-se aferir o que o aluno aprendeu sobre o assunto, assim como sua capacidade de sintetizar ideias e de interpretar imagens.

 

Por Daniel Neves
Graduado em História