Sabemos que a realidade do ensino de inglês na escola regular é diferente da escola de idiomas. Muitas vezes os alunos chegam ao final do ensino fundamental sem saber o vocabulário básico da segunda língua.
Existem algumas atividades para ajudar o professor a lidar com este tipo de problema. O importante aqui é não descartar o português, mas tê-lo como ponte. Duas dessas tarefas são básicas: Match e Complete.
Na primeira, coloque palavras-chaves do texto de um lado e a tradução do outro. Se a turma já estiver mais avançada, pode colocar o significado em inglês. O intuito é que o aluno ligue os pares. Por exemplo: objeto/object; family/família, coisa/thing; glass/vidro, e assim por diante.
Essa mesma atividade pode ser feita com sinônimos e antônimos.
Na segunda, o objetivo é completar as expressões que aparecem no texto, como: good manners, young couples, sharp tone, naked eye e etc.
De um lado, coloque a tradução da expressão e de outro, uma das palavras em inglês que fazem parte da locução. A outra palavra deverá ser colocada em uma caixa. Então, caberá ao aluno preencher a lacuna vazia com o termo correto.
Veja:
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
high part-time state family
1. emprego de meio expediente _________ job
2. finanças familiares _________ finances
3. universidade estadual _________ university
4. escola secundária _________ school
Importante: Essas atividades devem ser aplicadas antes da leitura textual, uma vez que a resposta estará no texto e a intenção é que o aluno faça a discriminação visual e utilize a lógica, o raciocínio para isso!
Quando o aluno tiver realizado previamente estes exercícios, a leitura do texto ficará muito mais fácil, pois além da memória, ele contará com a desenvoltura na associação de significados.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras - Português/ Inglês
Equipe Brasil Escola