Topo
pesquisar

Espectrômetro

Estratégias de ensino-aprendizagem

Espectrômetro é um instrumento óptico usado para medir as propriedades da luz numa determinada faixa do espectro eletromagnético. Sua estrutura se resume a uma rede de difração.
PUBLICIDADE

Esta atividade experimental consta na produção de um espectrômetro de baixo custo. O espectrômetro de baixo custo tem por finalidade auxiliar o professor na aplicação de conteúdos que envolvem tanto a dispersão da luz branca quanto também pode ser levado à sala de aula a fim de ensinar física moderna de forma mais simples.

Ao trabalhar os conceitos de física moderna, no momento em que iniciar os comentários a respeito das raias espectrais, o professor pode iniciar a confecção do experimento. Com ele o aluno terá uma boa visualização das raias espectrais emitidas, por exemplo, por uma lâmpada de hidrogênio.

Com este experimento o professor poderá explicar observando e medindo as cores presentes em um feixe luminoso.

Material

- um CD
- papelão preto
- fita adesiva
- tesoura
- papel celofane (cores variadas)

Para a realização da atividade experimental, corte o papelão conforme as dimensões mostradas na figura acima e monte a caixinha. O CD também pode ser cortado com a tesoura (use um tesoura grande), conforme mostra a figura.


Formato do corte da caixa de papelão a ser montada para o espectrômetro

Como mostra a figura acima, cole o pedaço de CD na posição indicada e feche a caixa, ou seja, monte o espectrômetro. Lembre-se de que a caixa deve ser bem fechada, evitando qualquer fresta para que não entre luz além da que irá entrar pela fenda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após montado, você pode iniciar o uso de seu espectrômetro apontando-o em direção a uma janela e olhando através do orifício, veja a decomposição da luz solar. Em seu espectrômetro você deverá observar uma sequência de cores, que vão desde o azul até o vermelho, dependendo do tipo de CD essa sequência poderá se repetir.

Da mesma maneira, você pode observar a diferença entre a luz emitida por uma lâmpada incandescente e uma lâmpada fluorescente. Nesta segunda verificação, você deverá notar que a luz da lâmpada incandescente apresenta uma série de raias mais luminosas no violeta, verde e amarelo. Essas são linhas de emissão do mercúrio presente na lâmpada. A lâmpada de filamento não apresenta essa estrutura de raias.

Agora, cubra a fenda de entrada com um pedaço de papel celofane colorido e observe a luz de uma lâmpada incandescente. O que aconteceu? Repita essa observação com papel celofane de outra cor.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Caixa de papelão pequena com dimensões parecidas com uma caixa de leite longa vida
Caixa de papelão pequena com dimensões parecidas com uma caixa de leite longa vida
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola