PUBLICIDADE
A coleta seletiva, sistema adotado em muitas escolas, compreende o ato de separar os produtos recicláveis, para que os mesmos, por meio de processos industriais, transformem-se em novos produtos.
Apesar de muito importante, a reciclagem, ambientalmente falando, não deveria ser o foco de nossas atenções. Isso porque se gasta, para a fabricação de um único produto, cerca de dez vezes mais matérias-primas do que o mesmo contém, gerando lixo e, não poucas vezes, também outros tipos de poluição. Além disso, o hábito de somente reciclar, sem repensar nossa forma de consumo, acaba por gerar um sentimento falso de que estamos quites com os problemas ambientais, sem necessidade de maiores esforços para tal – o que está incorreto.
Assim, além de repensar a necessidade real de obtenção de determinado produto antes de adquiri-lo, o ideal é que reaproveitemos tudo aquilo que for possível, seja água, alimentos, produtos eletrônicos, roupas, etc.
Considerando esses fatos, sugiro uma atividade interessante que, além de provocar maiores reflexões sobre o nosso lixo, ajudará a estimular a criatividade dos alunos. As etapas são as seguintes:
- Solicite aos alunos que tragam de casa alguns materiais que encaminhariam à coleta seletiva.
- Aponte (ou mostre) aos estudantes alguns exemplos de reaproveitamento de produtos, como chapéus, bolsas e calçados feitos de lona de caminhão; puffs de garrafa pet, balanços de pneu, etc.
- Explique a importância de se considerar outras etapas antes da reciclagem propriamente dita. Os textos “Três erres” e mais alguns, O segundo “R”: reaproveitar - ou Feira de Trocas, Coleta seletiva em casa, e o A Educação Ambiental e a reciclagem do lixo, são boas sugestões para estudar esse assunto.
- Discuta o que poderia ser feito com cada material levado para a escola; e peça para que registrem essas ideias, seja por escrito ou por meio de ilustrações.
- Confeccione um mural, expondo tais ideias. Caso possa, fotografe os materiais, para colocar tais ilustrações nesse espaço.
Em conjunto com o professor de artes, pode haver uma nova etapa, na qual os alunos deverão colocar em prática suas ideias. Será um show de criatividade!
Falando em criatividade, o site Wozela propôs um concurso de reaproveitamento de vuvuzelas - aquele instrumento irritante e onipresente da Copa do Mundo de 2010. As 50 melhores ideias serão reproduzidas e comercializadas.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola