A imagem acima traz diferentes formatos para uma gota d’água. Qual das duas você acha que representa uma pequena gota de chuva enquanto ela está caindo? A da esquerda ou da direita?
Desde crianças, somos levados a imaginar a chuva caindo em forma de gotas esticadas e talvez por isso se familiarize com o formato da esquerda. Pois saiba que as menores gotas de chuva, com cerca de 1 mm de raio, são completamente esféricas. Vamos fazer um teste?
A presente prática diz respeito ao conteúdo “Tensão superficial”, através dela o professor poderá demonstrar em sala de aula a propriedade que as moléculas têm de interagirem fortemente umas com as outras.
Material
• Conta-gotas
• Água
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Procedimento
Apanhe um pouco de água com o auxílio do conta-gotas e exerça uma leve pressão até que a gota saia. Se você deixar uma gota pendurada na saída do conta-gotas, ela terá o formato da figura à esquerda (alongado). Ao se soltar, no entanto, a gota toma a forma esférica.
Explicação química
A interação entre as moléculas de água são muito fortes, portanto, o arranjo mais estável ocorre quando elas estão rodeadas por outras moléculas de água, o que acontece no interior da gota. A água tende a oferecer a menor superfície possível ao ar, deste modo, o maior número de moléculas vai estar comprimido na parte central da gota, conferindo um formato esférico. Esta propriedade que os líquidos têm é denominada de Tensão superficial.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola