Topo
pesquisar

Grafite sob um olhar microscópico

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Qual a composição da grafite?

A grafite é o material que nos permite escrever, ela está presente em lápis e lapiseiras, é um sólido macio e cinza, um bom condutor de calor e eletricidade e possui densidade = 2,25 g/cm3. E qual é a composição da grafite? Ela é composta unicamente por átomos de carbono ligados entre si.

A fuligem é também composta por carbono (mas não só por ele) e constitui um material altamente sensível, que se dissolve em água.

Nosso objetivo principal é fazer uma comparação entre grafite e fuligem e decifrar o porquê da consistência dessas substâncias serem tão diferentes. A aplicação deste conceito em sala fica fácil, considerando a grafite um material acessível a todos. Para enriquecer o conteúdo prepare o seguinte: Vela e pires branco.

Como produzir de forma prática e segura um derivado do carbono? A fuligem é produzida pela combustão incompleta.

Procedimento:

- Acenda a vela e coloque o pires sobre a chama, a fuligem será formada pela liberação do carbono proveniente da combustão incompleta da vela. As ligações entre carbonos presentes na estrutura química da fuligem estão de forma desordenada.

- Agora é hora de trabalhar com a grafite, como ela escreve no papel? Peça aos alunos para riscarem uma folha com lápis. Quando escrevemos sobre um papel, o lápis deposita uma pequena quantidade de grafite sobre o local em que você está escrevendo. Essa substância se fixa no papel por meio de ligações químicas entre a grafite e os componentes do mesmo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É hora da conclusão!

Se grafite e fuligem são compostas por Carbono, como pode a fuligem ser uma fumaça e a grafite mais resistente a ponto de escrever?

A resistência de um material obedece ao tipo de ligação presente no mesmo, se o arranjo molecular for definido (mais unido), surgem materiais mais resistentes como a grafite. Mas quando as moléculas se encontram mais afastadas, surge a fuligem.

É válido lembrar que existem compostos cuja composição é a mesma da grafite, que são bem mais resistentes, como por exemplo: ferro e diamante.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola  

Veja mais! 

Errou! Use a borracha como a borracha apaga a escrita de grafite? 

Alotropia do carbono
as diferentes formas do elemento carbono.  

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola