Gravimetria

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Gravimetria: análise feita em laboratório.


O ensino de Química a nível de ensino médio refere-se a uma ciência mais limitada, onde as reações químicas são tratadas de modo superficial, o que os alunos tem acesso é uma amostra do que acontece em laboratório. E é justamente por isso que o professor precisa levar a seus alunos um pouco das análises mais comuns que permitem, por exemplo, saber a quantidade de uma substância em determinada mistura.

A Gravimetria é um desses processos, ela se baseia no cálculo da porcentagem das espécies envolvidas em uma reação através da determinação da massa dos reagentes. Em sala de aula a Gravimetria pode ser vivenciada através de um procedimento simples: separar o íon Cloreto (Cl) presente no nosso usual Sal de cozinha (NaCl).

Nesse contexto se faz importante saber que os sais e outros grupos de minerais possuem íons que formam compostos iônicos e, conseqüentemente, substâncias iônicas. A formação do sal de cozinha (cloreto de sódio) a partir de átomos de sódio (Na) e de cloro (Cl) é o exemplo que mais representa uma ligação iônica. Justamente pela reatividade destes íons que é possível separá-los em uma reação com outros reagentes, e para este procedimento você vai precisar dos seguintes materiais:

• Porção de sal de cozinha (100 gramas);
• Ácido nítrico (HNO3);
• Solução de nitrato de prata (AgNO3);
• 2 béqueres (recipientes de vidro transparentes).

Procedimento:

1. Faça uma solução de sal de cozinha adicionando água destilada a um béquer contendo a porção de sal;

2. Adicione à solução de sal de cozinha 100 mL de ácido nítrico (HNO3);

3. Por último acrescente a solução de nitrato de prata (AgNO3) e misture, observe a formação de um precipitado no fundo.

O que vai ocorrer na reação é que o íon cloreto (Cl-), proveniente do cloreto de sódio (NaCl), vai colaborar para a formação de um sólido de cloreto de prata (AgCl), este é o precipitado que se forma no item 3.

Veja a equação que traduz o que ocorre durante o processo:

NaCl + AgNO3 AgCl + NaNO3

Repare que o íon Cl- do NaCl é transferido para o AgCl durante a reação. Mas se quisermos isolar o cloreto de prata da reação, existe um processo para isso? A opção seria a filtração da solução, o precipitado ficaria retido no filtro.

Esta é a maneira pela qual os químicos separam os componentes de uma solução em laboratório, agora você já sabe!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais! Volumetria - Análise do volume de substâncias em solução