O pepino perde água para salmouras.
Entende-se por hidratação o processo que acumula (absorve) água, já a desidratação é aquele que perde água para o meio externo.
Por que será que alguns alimentos se desidratam e outros retêm a umidade? Este fato é explicado pela pressão osmótica: é a pressão que deve ser aplicada à solução para impedir a passagem do solvente através da membrana semipermeável.
Veja a seguir experimentos fáceis e rápidos, através deles o professor pode demonstrar na prática como diferentes alimentos sofrem modificações em suas estruturas devido à hidratação ou desidratação dos mesmos:
Você vai precisar de:
- pepino;
- uvas passas;
- água com sal (salmoura);
- recipientes abertos e transparentes.
1º experimento: coloque a salmoura dentro do recipiente e em seguida mergulhe o pepino nesta solução. Observe que o pepino perde água para o meio (salmoura) e murcha, ou seja, ele desidrata.
2º experimento: também em recipiente com salmoura mergulhe as uvas passas, elas ficarão cheias com o tempo, passam por um processo de hidratação.
Conclusão
As membranas presentes na casca da uva e na casca do pepino são semipermeáveis, o que permite a passagem do líquido para fora ou para dentro do vegetal. Não podemos esquecer da propriedade do sal de roubar água de alimentos, e neste experimento ela se faz presente. Acompanhe agora o que acontece nos dois casos:
- No 1º experimento a solução (salmoura) exerce uma pressão osmótica maior que a da membrana do pepino, sendo assim as moléculas de água se transportam para fora do vegetal fazendo com que ele murche.
- No 2º experimento acontece exatamente o contrário, a pressão osmótica da solução é menor que a pressão exercida pelas membranas da casca da uva e por isso elas ficam hidratadas e com tamanho maior.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola