Whatsapp

História em quadrinhos em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

A utilização de quadrinhos em sala de aula pode ser uma forma de abordagem inicial dos temas tratados na disciplina.
Revista Quadrinhos de História, de Scabini e Bernard
Revista Quadrinhos de História, de Scabini e Bernard
PUBLICIDADE

A utilização de histórias em quadrinhos em sala de aula pode ser um interessante instrumento para estimular os alunos no ensino da História. Em muitos casos, o contato com o conhecimento produzido por essa ciência não agrada parte dos alunos, muitas vezes por acharem que os fatos do passado não têm utilidade para a vida no presente e no futuro. Uma sugestão de uma possível solução para alterar a situação pode ser a utilização de histórias em quadrinhos com a temática da história.

As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como parte de uma discussão introdutória sobre algum assunto histórico que se deva trabalhar em sala de aula. Apesar de não ser uma atividade recente, a produção de quadrinhos com temas históricos tem se proliferado no Brasil a partir da década de 2000 e tem ganhado espaço no mercado editorial.

Essa forma de narrar processos históricos permite uma abordagem distinta dos acontecimentos, misturando os fatos concretos com o que há de fantasia, ficção e terror, principalmente na História do Brasil, o que pode agradar mais os alunos.

A proposta feita neste texto refere-se ao trabalho Quadrinhos de História, de Scabini e Bernard. Com uma forma humorística de abordar os assuntos históricos, os quadrinhos da dupla podem ser utilizados para introduzir os temas históricos. Apesar de não haver preocupação em fazer histórias em quadrinhos didáticas ou tratar de temas acadêmicos, o trabalho da dupla proporciona uma abordagem inicial interessante sobre alguns temas da história. Abaixo seguem alguns exemplos:

As missões e o aculturamento apresentados de forma bem-humorada *
As missões e o aculturamento apresentados de forma bem-humorada *

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A tirinha acima retrata uma mudança na forma de relação entre o europeu e os indígenas durante o processo de colonização do Brasil. Do contato inicial de trocas de produtos, passa-se à utilização do trabalho indígena pelos jesuítas nas missões. Essa tirinha pode servir de introdução a uma aula sobre o processo de aculturamento sofrido por algumas etnias indígenas após a vinda dos jesuítas à colônia.

Mitologia e produção artística grega retratada com humor por Scabini e Bernard
Mitologia e produção artística grega retratada com humor por Scabini e Bernard

A tira acima, por exemplo, pode servir para debater a cultura grega. Os autores conseguiram mesclar dois aspectos culturais da civilização helênica: a mitologia e a produção de esculturas. A tentativa de alcançar a perfeição na expressão do corpo humano, característica dos artistas gregos, soma-se à lenda mitológica da Medusa, que transformava com o olhar os homens em pedra.

Quadrinho satirizando os suicídios durante a Grande Depressão
Quadrinho satirizando os suicídios durante a Grande Depressão

Por fim, o quadrinho acima proporciona tratar do tema da Crise de 1929, e da Grande Depressão posterior. Os suicídios de investidores e capitalistas aumentaram consideravelmente durante a Grande Depressão, após um período de grande crescimento econômico na década de 1920. O quadrinho aborda, dessa forma, um dos aspectos desse importante evento histórico do século, servindo como introdução ao estudo do tema.

* Crédito das Imagens: Todas as imagens foram retiradas da página Quadrinhos de História.


​Por Me. Tales Pinto

Artigos Relacionados
Conheça uma proposta interessada em romper com os modelos tradicionais de ensino de História – aula-oficina.
Veja uma dica para uma aula sobre Historiografia Brasileira no Ensino Médio a partir de trechos de clássicos sobre esse tema.
Clique e confira uma proposta de ensino do bombardeio atômico sobre Hiroshima e Nagasaki a partir do quadrinho Gen Pés Descalços.
As causas da Revolução Russa representadas na pintura de Valentin Alexandrovich Serov.
Uma sugestão sobre como trabalhar com charges durante as aulas de História.
A simulação de criação de pintura rupestre pelos alunos estimula a análise de fontes históricas através de atividade lúdica.
Utilizando os quadrinhos como instrumento de compreensão do passado.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola